Luis Carlos Heinze, que atualmente ocupa cargo de senador pelo Rio Grande do Sul, é engenheiro agrônomo e candidato do Partido Progressistas (PP) ao governo do estado. Neste sábado (30), em evento realizado na Assembleia Legislativa do estado, o partido oficializou sua candidatura.
Com Onyx Lorenzoni (PL) também na disputa ao Palácio Piratini, Heinze – que pretende disputar votos da direita no estado – não deve contar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha.
O senador aposta na capilaridade do PP dentro do Rio Grande do Sul para fazer crescer sua candidatura – o Progressistas tem 143 prefeituras no estado, maior número entre as legendas. Além disso, ele conta com o apoio do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sigla da candidata a vice na chapa, Tanise Sabino.
"Precisamos fazer a economia andar para frente. Não é aumentando o imposto que irá se resolver o problema. Diminuindo, talvez seja a solução para chegar até as gôndolas dos supermercados", afirmou em entrevista ao Grupo Independente.
Heinze mantém, na carreira política, a defesa do agronegócio como principal foco. Atualmente o senador é relator da proposta que prevê o autocontrole de produtos rurais pelos produtores e indústrias, sob a justificativa de que os fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) não conseguem acompanhar o desenvolvimento do setor no país.
Sua trajetória política começou em 1992, quando foi eleito prefeito de São Borja, município do oeste gaúcho. Em 1998, conseguiu o primeiro mandato como deputado federal e foi reeleito cinco vezes consecutivas, sendo que em 2014 foi o parlamentar mais votado do estado.
Quatro anos depois, candidatou-se ao Senado Federal e recebeu 2,3 milhões de votos, sendo eleito para mandato que se encerra em 2026. Além da defesa de pautas voltadas ao agronegócio, Heinze também ganhou destaque nacional durante a CPI da Covid-19, quando foi um dos principais defensores do tratamento precoce na casa legislativa.
Ficha do pré-candidato
- Nome: Luis Carlos Heinze
- Vice: Tanise Sabino (PTB)
- Partido: PP
- Idade: 71 anos
- Data de nascimento: 14/09/1950
- Ocupação: Engenheiro Agrônomo
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Candelária/RS
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas