Roberto Argenta é empresário e o candidato do PSC ao governo do Rio Grande do Sul. Após 20 anos fora da vida pública, Argenta reingressa na política na disputa ao Palácio Piratini.
Um dos focos de sua campanha é o saneamento das contas públicas do governo do Rio Grande do Sul. O empresário revelou que irá devolver aos cofres públicos o salário de governador, caso seja eleito.
"Desperdício zero no Estado. Eu sei que muitos não sabem, mas existe o Palácio das Hortênsias. O governador precisa de um palácio em Canela? Vamos vender e transformar isso aí em saúde, educação, segurança e geração de empregos", declarou Argenta no lançamento da campanha.
Outra medida defendida pelo empresário é diminuir o número de secretarias estaduais de 25 para 12, além da criação de pastas para incentivar a irrigação no Rio Grande do Sul e outra para desenvolver a economia do Meio Sul do estado.
Apesar de ser simpatizante de Jair Bolsonaro (PL), o candidato não tem esperança de receber apoio do presidente na disputa pelo Piratini. No estado, Bolsonaro sinaliza apoio a Onyx Lorenzoni (PL), mas Luis Carlos Heinze, candidato do PP, também almeja ser apoiado pelo presidente da República.
A chapa de Argenta contará com apoio do Solidariedade e do Agir (antigo PTC), sendo que a candidata a vice será a professora universitária Nivea Rosa, filiada ao Solidariedade.
Argenta é fundador de uma das principais empresas de calçados do Brasil e começou na carreira política em 1988, quando foi eleito prefeito de Igrejinha. Quatro anos mais tarde, o empresário deixou a Prefeitura e conquistou mandato como vereador da cidade.
Em 1998, foi eleito deputado federal, com 57.349 votos, mas não conseguiu a reeleição em 2002. Dois anos depois, retornou à vida pública, ao ser nomeado presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
Ficha do pré-candidato
- Nome: Roberto Argenta
- Vice: Nivea Rosa (SD)
- Partido: PSC
- Idade: 69 anos
- Data de nascimento: 26/08/1952
- Ocupação: Empresário
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Gramado/RS
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião