Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo (30). Após ficar em segundo lugar na disputa no primeiro turno, o tucano virou a votação contra o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL). Com a vitória, Leite se tornou o primeiro chefe do executivo com mandatos consecutivos no estado desde 1998, quando a reeleição foi aprovada no Congresso Nacional.
Às 19h, Leite estava matematicamente eleito e fechou a votação com 57,12% dos votos válidos, frente a 42,88% de Onyx.
No primeiro turno, o ex-governador havia marcado 26,81% dos votos válidos (1.702.815 votos) contra 37,5% (2.382.026 votos) do deputado federal do PL.
A vitória de Leite foi conquistada em grande parte pelo apoio crítico dado pelo candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul e deputado estadual, Edegar Pretto. No primeiro turno, Pretto registrou 26,77% dos votos (1.700.374 votos), montante decisivo para a reeleição do tucano.
Quem é Eduardo Leite e o que ele propõe
Leite é advogado, nascido em Pelotas, em 1985. A carreira política do governador reeleito começou em 2004. Nas eleições municipais de Pelotas, o tucano foi o primeiro suplente nas eleições para vereador de sua coligação, mas foi convidado pelo prefeito Bernardo de Souza (PPS) para ser presidente do Conselho de Assistência Social, cargo em que permaneceu até 2006, quando foi nomeado chefe de gabinete do recém empossado prefeito pelotense, Adolfo Fetter Jr. (PP).
Leite foi eleito vereador na cidade em 2008, mas não conseguiu o mandato como deputado estadual em 2010. Dois anos depois, o tucano venceu a disputa pela Prefeitura de Pelotas no segundo turno, com 110.823 votos, contra Fernando Marroni (PT).
Se colocando contra a reeleição, em 2016, Leite não tentou um segundo mandato e apoiou a candidatura de sua vice Paula Schild Mascarenhas (PSDB), eleita naquele pleito. Dois anos depois, o tucano foi aprovado pelo partido como candidato ao Governo do Rio Grande do Sul e venceu no segundo turno o então governador José Ivo Sartori (MDB), com cerca de 3,1 milhões de votos.
Após ter um primeiro mandato focado na reestruturação das contas públicas e reformas políticas no estado, Leite afirma que pretende ampliar os investimentos em casas populares e infraestrutura nos próximos quatro anos.
O governador eleito também fala que deseja implementar o ensino integral na maior parte das escolas gaúchas e construir sete Clínicas da Saúde da Mulher em macrorregiões do Rio Grande do Sul.
Veja a íntegra do plano de governo de Leite neste link.
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas