Eleitores de pelo menos 17 estados e do Distrito Federal tiveram locais de votação alterados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O levantamento é da Agência Brasil. Mas, segundo o portal, existe a possibilidade de que readequações nos espaços de votação tenham ocorrido em todas as unidades da federação. Por esse motivo, a orientação é para que o eleitor consulte o seu local de votação nas eleições 2022 antes de sair de casa no domingo (2) e com isso não corra o risco de perder a viagem ou de ter que se dirigir a um novo endereço depois de ir ao antigo.
Os principais motivos para a mudança nos locais de votação são a necessidade de reorganização em razão do número de eleitores, reformas nas edificações e fechamento de prédios e estabelecimentos.
Confira como consultar o seu local de votação:
- Site do TSE: acesse o portal do TSE, clique na aba Eleitor e Eleições no menu superior da página, e depois escolha a opção Local de votação/zonas eleitorais. Para a consulta, o eleitor deverá informar nome completo, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento, e o nome completo da mãe.
- Aplicativo e-Título: é preciso baixar o app (versão para Android ou iOS), fazer o login com os seus dados e acessar “Onde votar”. O e-Título irá informar a seção, a zona eleitoral e o endereço do local de votação. O aplicativo deve ser baixado e configurado nesta sexta-feira (30) ou no sábado (1º). O e-Título não estará disponível para download nos dias de eleição, 2 de outubro e 30 de outubro.
- Chatbot no WhatsApp: o assistente virtual do TSE no WhatsApp também irá informar o local de votação. O eleitor deve enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078, e salvar o contato para receber os conteúdos do bot. No menu principal, clique em Acesse o Chatbot e depois em Ver Tópicos. Escolha Serviços ao Eleitor e depois a opção Local de votação. Será preciso informar nome completo, título de eleitor ou CPF, data de nascimento, e o nome completo da mãe. O eleitor também receberá informações sobre a seção, a zona eleitoral e o endereço do local de votação.
Fonte: Agência Brasil.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura