O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou no ar em seu site um simulador de votos semelhante à urna eletrônica para que o eleitor treine o uso do equipamento antes de ir à votação neste domingo (2). O objetivo é para que os brasileiros tomem conhecimento de como funciona o sistema e o que vai encontrar na cabine de votação.
O simulador está acessível no site do tribunal (veja aqui) e apresenta o sistema de votação de acordo com o local onde o eleitor irá votar. Ao abrir o site, o internauta poderá escolher a eleição que pretende treinar, sendo a geral para todo o Brasil e uma específica para o Distrito Federal, e uma para o exterior – em que será possível votar apenas para o cargo de presidente.
Para quem vota no Brasil, é possível treinar o voto para os cinco cargos em disputa nesta eleição: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual ou distrital (5 dígitos), senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos), nos dois turnos de votação.
Os eleitores que moram no exterior, são apenas os 2 dígitos para presidente, também em dois turnos.
A cada voto registrado, o simulador emite os mesmos avisos sonoros das urnas eletrônicas, com um tom mais curto entre um voto e outro e um mais longo na finalização. De acordo com o TSE, a expectativa é de que a votação de cada eleitor dure menos de um minuto no domingo (2).