As eleições de 2022 irão definir os ocupantes de um terço das cadeiras do Senado Federal para os próximos oito anos, com cada estado tendo uma vaga em disputa. Em Santa Catarina, até o momento, 11 candidatos estão nesta corrida eleitoral, mas mudanças até o prazo final de registro das chapas, em 15 de agosto, podem acontecer.
Confira os perfis clicando nos links do índice de candidatos:
- Afrânio Boppré (Psol)
- Caroline Sant'Anna (PCO)
- Celso Maldaner (MDB)
- Christiane Stuart (PSC)
- Dário Berger (PSB)
- Gilmar Salgado (PSTU)
- Hilda Deola (PDT)
- Jorge Seif Júnior (PL)
- Luiz Barboza Neto (Novo)
- Kennedy Nunes (PTB)
- Raimundo Colombo (PSD)
Quem é Afrânio Boppré, candidato pelo Psol
Afrânio Boppré é economista e candidato do Psol ao Senado Federal em Santa Catarina. A candidatura de Boppré foi oficializada após o PT decidir apoiar o senador Dário Berger (PSB) na disputa pela reeleição, o que motivou Psol e Rede Sustentabilidade a lançaram um nome de dentro das legendas.
A trajetória política de Boppré foi iniciada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando presidiu o Centro Acadêmico Livre de Economia da Universidade. O economista ainda participou da reestruturação da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a Ditadura Militar e também foi um dos fundadores do PT em Florianópolis.
Em 1992, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Sérgio Grando (PPS),q ue venceu a disputa pela Prefeitura de Florianópolis. Quatro anos depois, Boppré buscou ser eleito prefeito da capital catarinense e foi derrotado no segundo turno por Ângela Amin (PP).
Boppré mudou então o foco para cargos legislativos. Em 1998 foi o primeiro suplente na chapa do PT para deputado estadual, sendo eleito para o cargo em 2002, após receber 23.802 votos. O economista deixou a legenda em 2005 para se juntar ao Psol, partido em que se candidatou novamente para a Prefeitura de Florianópolis em 2008, mas não chegou ao segundo turno.
Quatro anos depois foi eleito para o primeiro de três mandatos consecutivos para a Câmara Municipal de Florianópolis, cargo que ocupou até pedir licença, visando a disputa ao Senado Federal nas eleições deste ano.
Ficha do candidato
- Nome: Afrânio Boppré
- Partido: Psol
- Idade: 61 anos
- Data de nascimento: 30/10/1960
- Ocupação: Economista
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Florianópolis/SC
Quem é Caroline Sant' Anna, candidata pelo PCO
Caroline Sant' Anna é professora e candidata do PCO ao Senado Federal em Santa Catarina. Essa é a primeira disputa eleitoral dela, que é a postulante mais jovem ao cargo no estado, com 25 anos de idade.
Caroline é defensora de diversos movimentos sociais, dentre eles o feminismo. A candidata integra o coletivo de mulheres do PCO Rosa Luxemburgo, batizado em homenagem a filósofa e economista alemã.
Ficha da candidata
- Nome: Caroline Sant' Anna
- Partido: PCO
- Idade: 25 anos
- Data de nascimento: 06/04/1997
- Ocupação: Professora
- Grau de Instrução: Ensino Médio Completo
- Estado Civil: Solteira
- Município de nascimento: Blumenau/SC
Quem é Celso Maldaner, candidato pelo MDB
Celso Maldaner é empresário e candidato pelo MDB ao Senado Federal em Santa Catarina. Maldaner terá apoio e palanque do governador e candidato à reeleição Carlos Moisés (Republicanos).
Além do apoio de Moisés, o empresário conta com a maior coligação partidária na disputa pelo Senado, com a presença do PSC, DC, PROS, Republicanos, Podemos e Avante.
A carreira política de Maldaner começou em 1982, quando foi eleito prefeito de Maravilha, município do oeste catarinense. O empresário voltou a ocupar o cargo em dois mandatos entre 1993 e 1997 e 2001 e 2005.
Após deixar a Prefeitura, Maldaner se candidatou em 2006 ao cargo de deputado federal. Com forte votação no oeste catarinense, o empresário foi eleito para quatro mandatos consecutivos para a Câmara dos Deputados.
Ficha do candidato
- Nome: Celso Maldaner
- Partido: MDB
- Idade: 68 anos
- Data de nascimento: 30/08/1953
- Ocupação: Empresário
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Maravilha/SC
Quem é Chris Stuart, candidata pelo PSC
Chris Stuart é educadora social e candidata do PSC ao Senado Federal em Santa Catarina. A candidatura da vereadora é a segunda dentro da coligação do governador e candidato à reeleição, Carlos Moisés (Republicanos).
A tendência é que o candidato do MDB ao Senado, Celso Maldaner, ganhe o foco do apoio de Moisés durante a campanha. Maldaner tem percorrido algumas regiões do estado com o governador e a legenda também nomeou o vice-governador na chapa, Udo Döhler, ex-prefeito de Joinville.
Chris é formada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e tem experiência na área de assistência social, tendo trabalhado como educadora social nas secretarias de Assistência Social e da Criança, do Adolescente e da Juventude. Também foi secretária de Assistência Social, da Criança, do Adolescente e da Juventude e de Promoção da Cidadania em Itajaí.
Em 2020, a educadora social foi candidata pelo PSC ao cargo de vereadora em Itajaí, sendo eleita com 1.447 votos, a oitava parlamentar mais votada no município do litoral catarinense.
Ficha da candidata
- Nome: Chris Stuart
- Partido: PSC
- Idade: 46 anos
- Data de nascimento: 30/11/1975
- Ocupação: Educadora social
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casada
- Município de nascimento: Itajaí/SC
Quem é Dário Berger, candidato pelo PSB
Dário Berger é candidato à reeleição pelo PSB ao Senado em Santa Catarina. Dário terá o apoio e palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa disputa.
O senador foi eleito pelo MDB e deixou o partido para se juntar ao PSB com esperança de ser o candidato da legenda ao governo de Santa Catarina. Mas após decisão conjunta com o PT, foi acordado que Décio Lima seria o candidato ao governo e Dário buscaria a reeleição ao Senado.
Só que o apoio a candidatura de Dário também não é unanimidade dentro da esquerda em Santa Catarina. O senador votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e não tem histórico de atuação junto a essa ideologia. Por esse motivo, o Psol decidiu lançar candidatura própria com Afrânio Boppré para o Senado.
A carreira política de Dário começou em 1989, quando foi nomeado diretor de pessoal e de presidente da Comissão Municipal de Esportes em São José, na Região Metropolitana de Florianópolis. Três anos depois, foi eleito vereador da cidade e em 1996 venceu a disputa pela Prefeitura de São José, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos.
Dário buscou então novo mandato como prefeito, mas dessa vez em Florianópolis. Na capital catarinense, também foi eleito para dois mandatos consecutivos entre 2004 e 2012. Após deixar a Prefeitura, disputou as eleições de 2014 como candidato ao Senado e venceu a disputa com 1.308.521 votos recebidos.
Ficha do candidato
- Nome: Dário Berger
- Partido: PSB
- Idade: 65 anos
- Data de nascimento: 07/12/1956
- Ocupação: Empresário
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Divorciado
- Município de nascimento: Bom Retiro/SC
Quem é Gilmar Salgado, candidato pelo PSTU
Gilmar Salgado é servidor público aposentado e candidato pelo PSTU ao Senado Federal em Santa Catarina. Essa será a décima disputa eleitoral de Salgado, recorde entre os 11 candidatos que concorrem neste pleito.
Salgado é graduado em Gestão Ambiental e tem histórico de trabalho junto a movimentos sindicais no estado. Como funcionário da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), liderou uma greve de funcionários do oeste catarinense em 1987, feito que rendeu convite para ser diretor do sindicato em Florianópolis.
Em 1988, Salgado se filiou ao PT, mas deixou o partido em 1994 para auxiliar na fundação do PSTU. A justificativa para a saída da legenda foi a mudança da orientação política para os filiados.
Pelo PSTU, Salgado se candidatou duas vezes para a Prefeitura de Florianópolis, duas vezes para a Câmara Municipal de Florianópolis, três vezes para o Senado Federal e outras três vezes para o governo de Santa Catarina. Em nenhuma dessas oportunidades foi eleito.
Ficha do candidato
- Nome: Gilmar Salgado
- Partido: PSTU
- Idade: 61 anos
- Data de nascimento: 20/09/1960
- Ocupação: Funcionário público aposentado
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Viúvo
- Município de nascimento: Maravilha/SC
Quem é Hilda Deola, candidata pelo PDT
Hilda Deola é vereadora em Itajaí e candidata do PDT ao Senado Federal em Santa Catarina. A carreira política dela é ligada pelo fomento ao movimento cultural no município do litoral catarinense.
A vereadora foi professora de diversos corais infantis em Itajaí e fundou o Grupo Vocal “Cantando Por Aí”, que promove serenatas em casamentos, aniversários e datas especiais.
Hilda também foi diretora da Casa da Cultura Dide Brandão e participou do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Câmara Setorial de Música. O trabalho nesse setor a levou a ser diretora de cerimonial da Câmara de Vereadores de Itajaí.
Em 2018, Hilda foi nomeada diretora executiva da Fundação Cultural de Itajaí e criou o programa Arte nos Bairros. Dois anos depois, foi candidata para a Câmara de Vereadores e foi eleita com 1.287 votos.
Ficha da candidata
- Nome: Hilda Deola
- Partido: PDT
- Idade: 57 anos
- Data de nascimento: 25/09/1964
- Ocupação: Vereadora
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Separada judicialmente
- Município de nascimento: Brusque/SC
Quem é Jorge Seif Júnior, candidato pelo PL
Jorge Seif Júnior é empresário e candidato do PL ao Senado Federal em Santa Catarina. Seif conta com o apoio e palanque do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa.
O empresário foi secretário Especial de Aquicultura e Pesca até março deste ano, quando decidiu se candidatar ao Senado. Além da participação governamental, Seif também teve constante presença nas lives semanais do presidente e recebeu o apelido de '06', em alusão aos outros filhos de Bolsonaro.
“Nunca pedi ao presidente para ser candidato. Eu estava aqui em Brasília e ele me ligou e pediu para ir ao Palácio da Alvorada. Sentamos eu, ele e o senador Flávio Bolsonaro. Ele foi me falando dos feitos do Governo Federal, no entanto, disse que várias pautas importantes para o Brasil estão paradas na Câmara e no Senado. E me disse: ‘Quero que você se prepare, você é o meu homem de confiança em Santa Catarina e vou te lançar no Senado”, explicou Seif em uma entrevista.
A primeira vitória da campanha de Seif foi conquistada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A corte rejeitou o pedido de impugnação feito pelo também candidato ao Senado Afrânio Boppré (Psol), que acusou o empresário de não se desincompatibilizar do cargo na Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca.
Antes da carreira política, Seif atuou na administração da empresa de pescados da família, sediada em Itajaí. Para assumir os negócios, o empresário deixou o Rio de Janeiro e desde 1999 se mudou para o litoral de Santa Catarina.
Ficha do candidato
- Nome: Jorge Seif Júnior
- Partido: PL
- Idade: 45 anos
- Data de nascimento: 10/05/1977
- Ocupação: Empresário
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Quem é Luiz Barboza Neto, candidato pelo Novo
Luiz Barboza Neto é médico e candidato do Novo ao Senado Federal em Santa Catarina. Essa é a terceira eleição seguida que o oftalmologista disputa dentro do estado.
Em 2018, o médico tentou ser eleito deputado federal e recebeu 6.829 votos, não sendo eleito para o cargo. Dois anos depois, Barboza Neto foi vice-prefeito na chapa de Orlando Silva (Novo) para a Prefeitura de Florianópolis, com a dupla ficando em sexto lugar no pleito.
Durante a pandemia da Covid-19, Barboza Neto ganhou notoriedade ao defender, em um vídeo postado nas redes sociais, a utilização de remédios para o tratamento precoce da doença.
Ficha do candidato
- Nome: Luiz Barboza Neto
- Partido: Novo
- Idade: 70 anos
- Data de nascimento: 07/06/1952
- Ocupação: Médico
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Taquaritinga/SP
Quem é Kennedy Nunes, candidato pelo PTB
Kennedy Nunes é deputado estadual e candidato do PTB ao Senado Federal em Santa Catarina. Mesmo sem contar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, Kennedy busca o voto do eleitor de direita do estado.
"Queria que todos os candidatos fossem da direita, porque defenderiam as nossas posições. Agora, quem Santa Catarina vai mandar para o Senado, só o eleitor pode dizer. Não sou conservador de agora, bato na esquerda desde que me elegi vereador em Joinville", disse Kennedy em entrevista ao jornal O Município.
Sem conseguir fechar aliança com o PL, Kennedy buscou no PP do também conservador Esperidião Amin. A coligação ainda conta com o apoio da federação formada pelo PSDB e pelo Cidadania.
A carreira política de Kennedy começou em 1998, quando assumiu mandato na Câmara de Vereadores de Joinville. Dois anos depois, foi reeleito ao cargo e tentou em 2004 pela primeira vez assumir a Prefeitura do município, mas foi derrotado na oportunidade por Marco Tebaldi.
Kennedy tentou outras duas vezes o cargo, sendo derrotado em 2008 por Carlito Merss (PT) e em 2012 por Udo Döhler (MDB). Mas no âmbito estadual, o parlamentar foi eleito para quatro mandatos consecutivos à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, entre 2006 e 2018.
Além da carreira política, Kennedy também é harpista do grupo musical gospel Dedos de David e trabalhou como apresentador de programas de rádio de Joinville e em televisões evangélicas.
Ficha do candidato
- Nome: Kennedy Nunes
- Partido: PTB
- Idade: 52 anos
- Data de nascimento: 16/01/1970
- Ocupação: Jornalista
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Joinville/SC
Quem é Raimundo Colombo, candidato pelo PSD
Raimundo Colombo é ex-governador de Santa Catarina e candidato do PSD ao Senado Federal pelo estado. O empresário estará no palanque do ex-prefeito de Florianópolis e candidato ao governo de Santa Catarina Gean Loureiro (PSD). A coligação ainda conta com a participação do União Brasil e do Patriota.
A carreira política de Colombo começou na década de 1980, quando ocupou cargos administrativos no governo de Santa Catarina. Em 1986 foi eleito deputado estadual, cargo que ocupou até o ano seguinte, quando venceu a disputa pela Prefeitura de Lages.
Após deixar a Prefeitura, Colombo foi presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) até que em 1998 conseguiu ser eleito deputado federal. Mas dois anos depois, deixou o cargo para retornar à Prefeitura de Lages, vencendo duas eleições seguidas.
Colombo disputou em 2006 as eleições para o Senado e venceu a disputa, deixando o cargo em 2010 para ser eleito para dois mandatos consecutivos para o governo de Santa Catarina. Em 2018, tentou mais uma vez o cargo de senador, mas foi derrotado por Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR) no pleito. Naquele ano, Colombo foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito da operação Lava Jato, por suposto recebimento de caixa 2. Em 2020, porém, foi absolvido por "falta de prova concreta".
Ficha do candidato
- Nome: Raimundo Colombo
- Partido: PSD
- Idade: 67 anos
- Data de nascimento: 28/02/1955
- Ocupação: Empresário
- Grau de Instrução: Superior Completo
- Estado Civil: Divorciado
- Município de nascimento: Lages/SC
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas