Gean Loureiro é advogado e candidato do União Brasil ao governo de Santa Catarina. Após dois mandatos consecutivos como prefeito de Florianópolis, capital catarinense, ele busca aumentar a popularidade no interior do estado para conseguir crescer na disputa.
Para conseguir esse feito, Loureiro e o União Brasil fecharam coligação com o PSD e o Patriota. O PSD indicou o ex-chefe da Casa Civil no governo de Carlos Moisés (Republicanos) Eron Giordani como candidato a vice. O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) será candidato ao Senado Federal na chapa.
Caberá ao ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), a coordenação da campanha de Gean Loureiro. Rodrigues é próximo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a ser elogiado pelo chefe do Executivo pela condução da pandemia da Covid-19 no município do oeste catarinense.
A trajetória política de Loureiro começou em 1992, quando aos 19 anos foi eleito vereador em Florianópolis. O advogado conseguiu ser reeleito para mais quatro mandatos na Câmara Municipal antes de deixar a casa em 2013, quando venceu a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados do estado.
Gean Loureiro ficou dois anos em Brasília antes de voltar para Florianópolis e disputar a Prefeitura. O advogado foi eleito para mandatos consecutivos entre os anos de 2016 e 2020, deixando o cargo neste ano para disputar o governo de Santa Catarina.
Ficha do candidato
- Nome: Gean Loureiro
- Vice: Eron Giordani (PSD)
- Partido: União Brasil
- Idade: 49 anos
- Data de nascimento: 09/10/1982
- Ocupação: Advogado
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Florianópolis/SC
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas