Jorge Boeira é engenheiro, ex-deputado federal e candidato do PDT ao governo de Santa Catarina. Sem apoio de outras legendas da esquerda, que decidiram apoiar a candidatura de Décio Lima (PT), Boeira formará chapa pura com o ex-deputado estadual Dalmo Claro (PDT).
A falta de apoios fez o PDT decidir de última hora trocar a candidatura de Boeira do Senado Federal para o governo de Santa Catarina, deixando a vereadora de Itajaí Hilda Deola (PDT) na disputa para a vaga no Congresso Nacional.
"O que me leva a ser candidato ao governo do estado é a igualdade de oportunidades. Quero que toda criança, todo jovem possa crescer com igualdade de oportunidades. Quero que a escola do pobre seja igual a escola do filho do rico. Quero um estado próspero, com investimento em educação, mas sobretudo com investimento em logística, que é realmente necessário para a economia catarinense", declarou o candidato no lançamento da candidatura.
O engenheiro mecânico começou a carreira política em 2002, quando foi eleito para o primeiro de quatro mandatos como deputado federal. No Congresso Nacional, Boeira teve a educação como um dos principais focos, tendo destinado emendas para a ampliação dos campos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal do Paraná (IFSC) pelo estado.
Ficha do candidato
- Nome: Jorge Boeira
- Vice: Dalmo Claro (PDT)
- Partido: PDT
- Idade: 66 anos
- Data de nascimento: 05/11/1955
- Ocupação: Engenheiro Mecânico
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Vacaria/RS
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas