Jorginho Mello (PL) foi eleito governador de Santa Catarina neste domingo (30). Após liderar a disputa no primeiro turno, o senador venceu novamente o ex-deputado federal Décio Lima (PT). Esse é o primeiro cargo executivo da carreira política de Jorginho.
Com 99,94% das urnas apuradas, Jorginho estava com 70,69% dos votos válidos, frente a 29,31% de Lima. No primeiro turno, o senador havia marcado 38,61% dos votos válidos (1.575.912 votos) contra 17,42% (710.859 votos) do deputado federal.
A vitória de Jorginho se deve, em grande parte, ao apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A força de Bolsonaro em Santa Catarina também já havia sido demonstrada com a vitória de Jorge Seif Junior para o Senado. O bom desempenho dos aliados de Bolsonaro já havia sido observado em 2018, quando Carlos Moisés (na época candidato pelo PSL) foi aclamado governador e Esperidião Amin (PP) e Mello conquistaram vagas no Senado.
Quem é Jorginho Mello e o que ele propõe
Jorginho é nascido em Ibicaré, em 1956. A carreira política do governador eleito começou aos 18 anos, quando foi eleito vereador no município de Herval d'Oeste. Em 1994, conseguiu o primeiro de quatro mandatos consecutivos como deputado estadual, deixando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2010 após ser eleito deputado federal.
No Congresso Nacional, ele teve dois mandatos consecutivos como deputado federal, e desde 2018 é senador por Santa Catarina. Como parlamentar foi o autor do projeto que criou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), responsável por injetar R$ 30 bilhões para auxiliar microempresários do país.
Entre as principais propostas defendidas por Jorginho estão o investimento maciço em educação, com foco no ensino técnico e profissionalizante. Para a saúde, Mello pretende implementar o atendimento com as carreatas da saúde, modelo implementado por João Doria enquanto governador de São Paulo e que consiste em um modelo itinerante de saúde básica.
Veja a íntegra do plano de governo de Jorginho neste link.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião