Maranhense de nascimento radicado em São Paulo, o ferroviário Altino Junior é o candidato do PSTU ao governo do estado em 2022, tendo como vice a correligionária Flávia Rosa.
Disputando pela segunda vez um cargo público, Altino foi confirmado como candidato do partido socialista no final de julho em um evento no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, onde já foi presidente. Ele já concorreu à prefeitura da capital paulista em 2016, mas não avançou naquela eleição.
Engajado politicamente, Altino participou das manifestações de 2013 contra o aumento das passagens do transporte coletivo, e acabou preso pela polícia. Foi liberado pouco depois.
Em seu plano de governo, o ferroviário propõe a taxação de grandes fortunas para arrecadar dinheiro de modo a financiar melhorias na educação e no transporte públicos e acabar com o déficit habitacional. Também pretende acabar com a isenção de impostos de empresas multinacionais.
Altino é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo, e anteriormente atuou também como operário químico e presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Indústrias Químicas de Pernambuco. Mora em São Paulo desde 1995.
Ficha do candidato
Nome: Altino de Melo Prazeres Junior
Vice: Flávia Rosa (PSTU)
Partido: PSTU
Idade: 55 anos
Data de nascimento: 22/02/1967
Ocupação: Ferroviário
Grau de Instrução: Superior completo
Estado Civil: Divorciado
Município de nascimento: São Luís/MA
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião