Rodrigo Garcia é o pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB com Geninho Zuliano, do União Brasil, como vice na chapa. Atual governador de São Paulo, Garcia tenta a reeleição num mandato-tampão após a saída de João Doria do cargo.
Garcia é tucano há pouco tempo – filiou-se ao PSDB em maio do ano passado – mas teve uma longa trajetória política no DEM (partido que, neste ano, virou o União Brasil ao se juntar ao PSL). Ele foi eleito deputado federal de 2011 a 2018 e também deputado estadual de São Paulo por três mandatos consecutivos, tendo presidido a Assembleia Legislativa entre 2005 e 2007.
Em alguns momentos da carreira política, se licenciou do cargo de deputado federal para assumir posições no governo paulista. Já foi secretário de Desenvolvimento Econômico, secretário de Desenvolvimento Social e secretário da Habitação durante as gestões de Geraldo Alckmin, que na época integrava o PSDB e hoje está no PSB.
Garcia chegou a ser investigado pela operação Lava Jato devido a uma suspeita de que teria recebido R$ 200 mil da empreiteira Odebrecht, em caixa dois, para a campanha eleitoral de 2010. Na época, ele negou as acusações. A denúncia foi arquivada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda antes das eleições de 2018.
Naquele ano, Garcia foi eleito vice-governador de São Paulo na chapa de João Doria. Além do gabinete do vice-governador, ele comandava a Secretaria de Governo e também foi responsável pela articulação estratégica no desenvolvimento das políticas públicas estaduais, como o Orçamento do Estado.
Com a saída de Doria do governo de São Paulo para disputar as eleições para presidente – posteriormente ele desistiu –, Garcia assumiu o comando do Palácio Bandeirantes e logo nos primeiros dias fez mudanças nas secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Social, Governo, Infraestrutura e Meio Ambiente e Esportes.
Em sabatina ao jornal Estadão, Garcia se definiu como “um cara de centro e liberal”, e procurou se descolar da imagem de Doria.
“Sou candidato da minha história. E talvez um dos mais experientes dessa eleição em quantidade de mandatos consecutivos. Represento a minha história. Sou do PSDB. Fui vice do João Doria. Um é diferente do outro”, disse.
Ficha do pré-candidato
Nome: Rodrigo Garcia
Vice: Geninho Zuliano (União Brasil)
Partido: PSDB
Idade: 47 anos
Data de nascimento: 10/05/1974
Ocupação: Advogado
Grau de Instrução: Superior completo
Estado Civil: Casado
Município de nascimento: Tanabi/SP
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião