Saiba quem é Felício Ramuth, vice de Tarcísio de Freitas ao governo de SP| Foto: divulgação
Ouça este conteúdo

Felício Ramuth chegou a ser o pré-candidato do PSD ao governo de São Paulo, mas acabou sendo alçado a vice de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na coligação para as eleições deste ano.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

De janeiro de 2017 a março de 2022, foi prefeito de São José dos Campos, a quinta cidade mais populosa do estado. Deixou o cargo para se candidatar ao executivo estadual nas eleições de 2 de outubro. Mas dois meses antes de sair da prefeitura, mudou de partido. Em janeiro, migrou do PSDB, sigla à qual foi filiado por 28 anos, para o PSD, a convite do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

Segundo o próprio Ramuth, desentendimentos internos no PSDB e com o ex-governador tucano João Doria foram fatores decisivos para sua saída do partido. Nas prévias tucanas do ano passado, Ramuth apoiou Eduardo Leite (PSDB), que concorreu contra Doria.

Publicidade

“Tive embates com o governo de São Paulo, defendia que cidades tivessem autonomia para tomar decisões. Nunca fui negacionista, mas defendia que os municípios, como o meu, soubessem a hora de fazer fechamento e abertura [do comércio, durante a pandemia de Covid-19]. O PSDB daqui [São José dos Campos] sempre foi muito considerado pelo partido, mas éramos admirados desde que ficássemos 'quietinhos'", disse em entrevista recente ao portal UOL.

O primeiro teste de Ramuth nas urnas foi em 2016, quando venceu a eleição municipal de São José dos Campos no primeiro turno, com 62% dos votos válidos. No pleito seguinte, em 2020, repetiu o feito, sendo reeleito com 58,21% dos votos.

Sua gestão foi marcada por obras como a construção da ponte estaiada, Via Cambuí e a conclusão de uma arena de esportes. Porém, a administração enfrentou problemas na licitação do transporte público e atrasos nas obras da Linha Verde – corredor que vai interligar as regiões sul e leste de São José dos Campos, com estações para Veículos Leve sobre Pneus (VLPs).

Formado em Administração com MBA em Gestão Pública, Ramuth também foi secretário de Transportes e assessor de Planejamento de Comunicação de São José dos Campos durante o mandato de Eduardo Cury (PSDB) e, quando era prefeito, foi vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos.

Sua pré-candidatura ao governo do estado foi confirmada em março, mas suspensa meses depois. Na ocasião, ele disse que a “geração de emprego e renda é o melhor programa social que existe”. O candidato também já defendeu a municipalização das escolas estaduais em cidades de porte médio, disse ser contra o aborto, a favor do casamento homossexual e afirmou que não está ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ao contrário de seu candidato principal, e nem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT).

Publicidade

Ficha do candidato

  • Nome: Felício Ramuth
  • Partido: PSD
  • Idade: 53 anos
  • Data de nascimento: 11/11/1968
  • Ocupação: Administrador
  • Grau de Instrução: Superior completo
  • Estado Civil: Casado
  • Município de nascimento: São Paulo/SP