O ex-governador do estado de São Paulo, Márcio França, chegou a ser cotado como pré-candidato do PSB para voltar ao cargo, mas acabou disputando o Senado. O partido fechou coligação com Fernando Haddad (PT).
França teve um mandato-tampão de nove meses em 2018, e tentaria de novo voltar ao Palácio dos Bandeirantes. Naquele ano, foi para o segundo turno e acabou perdendo para João Doria (PSDB) por 741.507 votos (3,5%).
França é formado em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo e Constitucional. Sua carreira política começou em 1988, quando foi eleito vereador em São Vicente, litoral paulista. Na época, ele já estava no PSB, partido do qual nunca se desligou. Em 1997, tornou-se prefeito da mesma cidade, cargo que ocupou por dois mandatos.
Também foi deputado federal por São Paulo entre 2007 e 2010, período em que fez parte de um conselho político do então presidente Lula. Chegou a ser reeleito em 2010, mas assumiu a secretaria de Esportes do governo paulista na gestão de Alckmin. Esse contato aproximou os dois e, em 2014, França foi eleito vice de Alckmin. Ao tomar posse,também assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado.
Como vice, França acreditava ser o sucessor natural para disputar o governo de São Paulo em 2018 com o apoio governista. Porém, o PSDB, a contragosto de Alckmin, investiu na candidatura do então prefeito da capital, João Doria. Na eleição daquele ano, antes do segundo turno entre Doria e França, o candidato do PSB disse que “Alckmin e muita gente do PSDB” iria votar nele, e não em Doria. França acabou perdendo.
Mais uma derrota eleitoral viria dois anos depois. Em 2020, concorreu à prefeitura da capital São Paulo, fez 13,6% dos votos, mas não chegou ao segundo turno, que acabou sendo disputado por Guilherme Boulos (Psol) e Bruno Covas (PSDB), falecido em maio de 2021.
Ficha do candidato
- Nome: Márcio França
- Partido: PSB
- Idade: 58 anos
- Data de nascimento: 23/06/1963
- Ocupação: Advogado
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Santos/SP
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião