A disputa para governador de São Paulo terá segundo turno, marcado para 30 de outubro: Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai concorrer contra Fernando Haddad (PT). Com 100% das urnas apuradas, Tarcísio obteve 42,32% dos votos válidos no primeiro turno e o petista conquistou 35,70% dos votos.
Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador de São Paulo, ficou em terceiro, com 18,40% dos votos. É a primeira vez em 28 anos que os tucanos perdem uma eleição para o Palácio Bandeirantes. Veja o resultado da eleição em São Paulo com 100% das urnas apuradas:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 42,32%
- Fernando Haddad (PT) - 35,70%
- Rodrigo Garcia (PSDB) - 18,40%
- Vinicius Poit (Novo): 1,67%
- Elvis Cezar (PDT) - 1,21%
- Carol Vigliar (Unidade Popular) - 0,38%
- Gabriel Colombo (PCB) - 0,20%
- Altino Júnior (PSTU) - 0,06%
- Antonio Jorge (DC) - 0,05%
- Edson Dorta (PCO) - 0,02%
- Brancos - 6,06%
- Nulos - 7,92%
Os votos brancos e nulos foram 3.795.158. A abstenção neste primeiro turno em São Paulo foi de 21,63%, que representa 7.491.682 eleitores.
Haddad concedeu uma coletiva após o resultado ser divulgado e agradeceu a confiança dos eleitores paulistas. “É uma satisfação muito grande ter feito até aqui a melhor campanha do campo progressista da nossa história. São 40 anos de luta, nós estamos no segundo turno, estamos com uma diferença pequena em relação ao Tarcísio”, disse o petista. Ele reforçou o interesse em dialogar com "as forças que sustentaram a candidatura" de Rodrigo Garcia para o segundo turno.
O atual governador reconheceu a derrota em uma postagem no Twitter. "Quero agradecer o carinho com que fui recebido durante nossa campanha e os votos recebidos neste domingo. Vou continuar trabalhando para o Estado que tanto amo. São Paulo, conte sempre comigo", afirmou Garcia.
Tarcísio agradeceu a seus eleitores, sua família e o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Na verdade, a gente esperava um bom resultado por aquilo que vimos nas ruas ao longo dessa campanha", afirmou o ex-ministro da Infraestrutura. Ele disse que seu projeto de governo traz "algo diferente para o estado de São Paulo".
"O resultado foi maravilhoso, não tenho palavras para agradecer a população do estado de São Paulo", ressaltou Tarcísio. O candidato disse que vai procurar conversar com os prefeitos neste segundo turno.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Relação com Lula, transição, possíveis secretários: o que se sabe sobre o futuro governo Tarcísio em SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos) é eleito governador de São Paulo
Em SP, Haddad tenta virada sobre Tarcísio explorando caso de Paraisópolis
Quais são as propostas de Tarcísio e Haddad para a segurança pública e outros 4 temas
Deixe sua opinião