Apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorando a vitória no segundo turno das eleições presidenciais, na Avenida Paulista, em São Paulo, em 30 de outubro de 2022| Foto: EFE/Sebastiao Moreira
Ouça este conteúdo

Repetindo o fenômeno de eleições passadas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma vitória expressiva nos estados do Nordeste em 2022. A região foi a única região em que ele conquistou mais votos do que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Entretanto, a comparação com os números da votação de 2018 – quando Fernando Haddad (PT) disputou a Presidência contra Bolsonaro – mostra que foi o Sudeste a região onde o PT conseguiu ampliar suas margens e garantir a vitória apertada deste 30 de outubro.

Entre os quatro estados que compõem a região – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo –, o PT registrou quase 7,8 milhões de votos a mais do que na eleição anterior. A título de ilustração, esse valor é quase quatro vezes a diferença de 2,1 milhões de votos que deu a vitória ao petista neste ano.

Em 2018, Bolsonaro havia conquistado vitórias bastante expressivas nos três maiores colégios eleitorais do país (SP, MG e RJ). Entretanto, em 2022 o PT conseguiu diminuir a vantagem do atual presidente nesses locais.

No pleito de 2018 Bolsonaro venceu pela diferença de 68% a 32% tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Neste ano, a vantagem no estado paulista ficou em 55,5% a 44,8% para o atual presidente, enquanto no Rio de Janeiro a diferença percentual foi de 56,5% a 43,5% em favor de Bolsonaro.

Proporcionalmente, Bolsonaro também perdeu a preferência do eleitorado mineiro, se comparado a 2018. Naquele ano, o atual presidente havia conquistado 58,2% dos votos no estado; já em 2022, obteve 49,8%, perdendo a disputa para Lula no estado por uma pequena margem.

Na direção contrária, em Minas Gerais Lula registrou 1,8 milhão de votos a mais do que Haddad obteve em 2018. Mas foi no estado de São Paulo que o petista conquistou a guinada de votos mais expressiva: foram 4,3 milhões de votos a mais neste ano.

O Partido dos Trabalhadores obteve uma queda mais expressiva de votos na comparação com o pleito anterior somente em Roraima – o estado, entretanto, é o menor colégio eleitoral do país, e somou menos votos até mesmo do que brasileiros residentes no exterior, onde Lula também venceu neste ano. Veja os números do PT e de Bolsonaro:

CARREGANDO :)
Publicidade

Comparativo de votos por região

Por outro lado, a região Nordeste foi a única na qual Bolsonaro apresentou ligeiro aumento percentual de votos nestas eleições. Na própria Bahia, por exemplo, que deu expressiva vitória para Lula (71,1% a 27,9%), o atual presidente fez quase 300 mil votos a mais do que havia obtido em 2018. Da mesma forma no Ceará houve acréscimo de 250 mil votos para Bolsonaro.

Em contrapartida, em todas as demais regiões do país o PT registrou maior percentual de votos no comparativo com a eleição anterior, com destaque para Sul e Sudeste. Veja: