O primeiro dia oficial da campanha eleitoral deste ano começou com o popular “corpo a corpo” de alguns dos presidenciáveis da terceira via. Na manhã desta terça (16), Ciro Gomes (PDT) e Felipe d’Avila (Novo) visitaram bairros da cidade de São Paulo para apresentarem as ideias e projetos aos moradores e comerciantes.
Logo cedo, Ciro Gomes esteve na zona leste da capital paulista e falou sobre o projeto de renda mínima, que ele batizou de “Programa de Renda Mínima Eduardo Suplicy”, ex-senador e vereador paulistano que encampou a ação na carreira. O projeto prevê destinar R$ 1 mil ao mês, em média, a famílias em situação abaixo da linha da pobreza – atualmente de 59 milhões de pessoas, segundo o candidato. Os recursos, explicou, serão angariados a partir de uma reforma tributária e outras medidas compensatórias.
No mesmo horário, Felipe d’Avila visitou o Jardim Maria Luíza, no extremo oeste da capital paulista, onde ressaltou a importância do empreendedorismo para o país e os pequenos negócios para estas comunidades. De acordo com ele, é preciso desburocratizar ainda mais o acesso da população que quer abrir a própria empresa.
Os outros candidatos tiveram agendas diversas ao longo do dia. Simone Tebet (MDB) chegou a marcar um encontro com populares no Shopping Eldorado, na hora do almoço, mas cancelou pouco antes. No único compromisso de campanha, a candidata se reuniu com representantes da área cultural de São Paulo e disse que vai implementar a Lei Aldir Blanc, que destina R$ 3 bilhões à cultura.
Já Soraya Thronicke (União Brasil) passou o dia em reuniões partidárias.
Logo mais, à noite, Ciro Gomes e Simone Tebet participam da posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024