O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou oficialmente em seu site nesta segunda-feira (15) a data e o horário da posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência da Corte. A cerimônia está marcada para esta terça-feira (16), às 19 horas. Já o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente do TSE. Eles foram eleitos em 14 de junho.
Atualmente, o presidente do tribunal é o ministro Edson Fachin e Moraes é o vice. Dessa forma, os novos gestores estarão à frente da Justiça Eleitoral durante o pleito de outubro de 2022.
A posse de Moraes e Lewandowski será transmitida pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça.
Candidatos ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) podem se encontrar no evento. Os ministros teriam convidado todos os ex-presidentes da República para a posse.
Em 10 de agosto, Moraes e Lewandowski convidaram Bolsonaro pessoalmente para a ocasião. Durante a reunião, o chefe do Executivo presenteou o próximo presidente do TSE com uma camisa do Corinthians, time do qual o ministro é torcedor.
O ex-presidente Lula confirmou que irá comparecer à posse. O petista deve visitar a fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), às 14 horas desta terça, e depois seguirá para Brasília (DF), onde fica o TSE.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024