O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nota para esclarecer o fato de que eleitores que não tinham cadastrado as impressões digitais na Justiça Eleitoral também foram identificados por meio da biometria no primeiro turno das eleições 2022.
Segundo o TSE, as digitais dessas pessoas foram cadastradas em outros órgãos, tais como Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), ou nos Institutos de Identificação do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre outros. E esses dados foram importados para o banco da Justiça Eleitoral.
O compartilhamento de dados biométricos entre órgãos públicos visa reduzir custos e também evitar que os eleitores tenham de ir aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para fazer o cadastramento, como ocorreu anteriormente em várias partes do Brasil, de acordo com a nota do TSE.
“A importação de dados biométricos de outros órgãos está prevista na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.669/2021, artigo 246, segundo o qual, “Bases externas de biometria oriundas de entidades conveniadas com o TSE poderão ser utilizadas para fins de validação da eleitora ou do eleitor na seção eleitoral””, informou a Justiça Eleitoral.
Com essa parceria com outros órgãos, a expectativa do TSE é de que 100% dos eleitores brasileiros poderão ser identificados por meio de biometria nas eleições de 2026.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião