Diversos veículos de comunicação confirmaram nesta sexta-feira (29) a formação de pools para realização de debates presidenciais em conjunto. Até agora, três datas foram confirmadas, embora ainda dependam de confirmação da presença dos candidatos.
O portal UOL, o jornal Folha de S. Paulo e as TVs Cultura e Band irão promover um debate conjunto entre os candidatos à Presidência da República no dia 28 de agosto, um domingo, a partir das 21 horas. O evento será feito em parceria também com o Google e com o YouTube. A transmissão ocorrerá dos estúdios da Band. Não se sabe ainda quais candidatos devem comparecer.
Outro debate organizado conjuntamente foi marcado para setembro. Os jornais O Globo, Valor, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, e os portais G1 e UOL informaram que agendaram um debate em pool com os candidatos ao Palácio do Planalto para o dia 14 de setembro, uma quarta-feira.
Já as emissoras de tevê CNN Brasil e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, a rádio NovaBrasil FM e o portal Terra formaram outro pool para realizar um debate presidencial no dia 24 de setembro, um sábado, às 19 horas, nos estúdios do SBT, em São Paulo.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo PT, teria aceitado participar de três debates no primeiro turno, mas desde que fossem realizados simultaneamente por vários veículos de imprensa.
Já o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, afirmou anteriormente que ainda avalia a possibilidade de participar dos debates do primeiro turno. "No segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir né, vou participar", afirmou Bolsonaro, em declaração publicada pelo Estado de Minas. "No primeiro turno a gente pensa, porque, se eu for, os 10 candidatos ali vão querer o tempo todo dar pancada em mim", disse em entrevista ao apresentador Ratinho, do SBT.
Oficialmente, a assessoria da campanha de Bolsonaro disse à Gazeta do Povo que isso ainda não foi definido. A assessoria de Lula não retornou até a publicação da reportagem.
CNN Brasil suspendeu debate que faria sozinha
Sem as confirmações de Lula e Bolsonaro, a CNN Brasil suspendeu o debate que faria individualmente e estava marcado para 6 de agosto. Segundo a CNN, “o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial” sem Lula e Bolsonaro.
Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar com 47% das intenções de voto no primeiro turno, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda colocação com 29%, a pouco mais de dois meses da realização da eleição presidencial. Confira a pesquisa completa.
O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores entre os dias 27 e 28 de julho em 183 cidades. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião