Levantamento do Paraná Pesquisas para o governo de Alagoas divulgado nesta terça-feira (16) mostra o atual governador Paulo Dantas (MDB) na liderança da disputa, seguido pelo senador Fernando Collor (PTB).
Dantas registra 25,1% das intenções de voto, enquanto Collor aparece com 22,6%. Na sequência vêm o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) com 18,1% e o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD) com 6%.
A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 10,9%, e os eleitores indecisos ou que não responderam marcaram 6,8%.
O Paraná Pesquisas ainda simulou a disputa por uma vaga no Senado Federal com os eleitores alagoanos. Renan Filho (MDB) possui 50,5% das intenções de voto, e Davi Davino Filho (PP) tem 23,6%. Em terceiro lugar aparece Bombeiro Suzana Souza (PMB) com 2,2%.
Intenção de voto para o governo de Alagoas
Primeiro turno: estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)
- Paulo Dantas (MDB): 25,1%
- Fernando Collor (PTB): 22,6%
- Rodrigo Cunha (União Brasil): 18,1%
- Rui Palmeira (PSD): 13,6%
- Professor Cicero Albuquerque (Psol): 1,6%
- Luciano Almeida (PRTB): 0,9%
- Bombeiro Luciano Fontes (PMB): 0,5%
- Brancos e nulos: 10,9%
- Não sabe ou não respondeu: 6,8%
Intenção de voto para o Senado em Alagoas
Estimulada
- Renan Filho (MDB): 50,5%
- Davi Davino Filho (PP): 23,6%
- Bombeiro Suzana Souza (PMB): 2,2%
- Major Diego (PSB): 2,1%
- Coronel Do Valle (Pros): 1,6%
- Mário Agra (Psol): 1,1%
- Brancos e nulos: 11,3%
- Não sabe ou não respondeu: 7,6%
Metodologia da pesquisa do Paraná Pesquisas
A pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 eleitores entre os dias 11 e 15 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com o número AL-07381/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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