As eleições de 2022 para presidente terão segundo turno disputado entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas, Lula teve 48,43% dos votos, contra 43,20% de Bolsonaro.
A apuração mostrou que Lula venceu em 14 estados: Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pará, Tocantins, Amazonas e Amapá.
Já Bolsonaro ganhou em 12 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Goiás. O presidente também superou Lula no Distrito Federal.
O estado em que Lula teve a maior votação foi o Piauí, em que o petista teve 74,25% dos votos. Já Bolsonaro teve melhor desempenho em Roraima, em que obteve 69,57% dos votos.
Em Minas Gerais, estado considerado um "termômetro" para a eleição presidencial, o petista teve 48,29% dos votos, contra 43,60% do atual presidente. Em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, Bolsonaro obteve 47,71% dos votos, contra 40,89% de Lula.
Não houve nenhum estado em que nem Lula nem Bolsonaro foram vencedores. Simone Tebet (MDB) ficou em terceiro lugar, com 4,16% dos votos. Ciro Gomes (PDT) teve 3,04%.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião