• Carregando...
Washington Reis é ex-prefeito de Duque de Caxias e atualmente é candidato a vice-governador do Rio de Janeiro na chapa de Cláudio Castro (PL).
Washington Reis é ex-prefeito de Duque de Caxias e atualmente é candidato a vice-governador do Rio de Janeiro na chapa de Cláudio Castro (PL).| Foto: Divulgação/Facebook

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (1º) uma operação para investigar o favorecimento na contratação de uma cooperativa de trabalho pela prefeitura de Duque de Caxias (RJ). Os valores envolvidos na operação, somados o contrato e seus aditivos, ultrapassaram os R$ 563,5 milhões em pouco mais de dois anos. A ação contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU). Washington Reis, que foi ex-prefeito do município e atualmente é candidato a vice-governador do Rio de Janeiro na chapa de Cláudio Castro (PL) foi um dos alvos da operação.

Cerca de 130 policiais federais e servidores da CGU cumpriram 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nos municípios fluminenses de Duque de Caxias, Maricá, Angra dos Reis, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu e na cidade do Rio de Janeiro.

Corrupção sistêmica

Segundo nota da PF, a investigação, iniciada em janeiro de 2022, aponta que a cooperativa em questão pertence a uma estruturada e complexa organização criminosa que vem operando no estado do Rio de Janeiro em um contexto de corrupção sistêmica, por meio de desvio de recursos públicos, em especial na área da saúde, há décadas.

“Os mandados de busca e apreensão são executados em desfavor de pessoas físicas e jurídicas que, dentro do contexto investigativo, ocupam diferentes funções na hierarquia delitiva, abarcando empresários, interpostas pessoas, operadores financeiros e prováveis líderes do esquema criminoso”, diz a PF.

Em nota, Washington Reis confirmou que foi um dos alvos da operação nesta manhã, afirmando ainda que atendeu os policiais federais e se colocou à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários. “A polícia fez o seu trabalho, sem nenhum tipo de interrupção ou dificuldade e nada foi encontrado”, diz o candidato.

Candidatura em risco

Na terça-feira (30) a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a condenação de Washington Reis por danos ambientais em unidade de conservação e parcelamento irregular do solo, fatos corridos entre 2005 e 2009. Com a decisão, confirmada por 3 votos a 2, Reis pode ter seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. Cabe ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) avaliar se ele poderá ou não ser candidato a vice-governador.

Antes do julgamento no Supremo, o Ministério Público Eleitoral já havia solicitado que ele tenha o registro indeferido. Em entrevista recente, Cláudio Castro (PL) defendeu seu candidato a vice-governador afirmando que confia muito em  Reis e que ele tem uma experiência política enorme.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]