Com dificuldades para a construção de alianças políticas e sem abrir mão de uma candidatura própria, o PL apostou no lançamento de jovens deputados como candidatos em Belo Horizonte e Fortaleza com o apoio de Jair Bolsonaro na campanha. A expectativa é que o ex-presidente empreste sua popularidade Bruno Engler e André Fernandes em Minas Gerais e no Ceará, respectivamente, o que coloca a dupla na briga pelo segundo turno nas capitais dos dois estados, segundo pesquisas de intenção de voto recentes.
Engler, 27 anos, é deputado estadual em Belo Horizonte e encabeça a chapa pura do PL, que tem como vice Coronel Cláudia. Após negociações com o Novo de Romeu Zema, o único partido que entrou na aliança com o PL foi o PP. O governador mineiro Acabou indicando Luisa Barreto (Novo) como vice na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos), que pode enfrentar Engler no segundo turno, conforme a pesquisa Quaest, divulgada na última segunda-feira (30). O cenário da capital mineira, no entanto, está indefinido, com o atual prefeito Fuad Norman (PSD) também pontuando entre os líderes segundo a Quaest.
Na semana da Independência do Brasil, o ex-presidente e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participaram do comício de Engler em Belo Horizonte, onde o candidato a prefeito também recebeu o apoio do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e dos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleitinho (Republicanos-MG), que faz campanha pela eleição de Engler, à revelia do próprio partido, que lançou Tramonte à prefeitura. A principal crítica do senador é a presença do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) na coligação.
O evento com a presença dos principais nomes da família Bolsonaro e das lideranças da direita mineira também foi emblemático pela data. O comício foi realizado na véspera do dia 6 de setembro, quando Bolsonaro foi até a cidade de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, onde comemorou o que chama de “segundo aniversário”, ao se referir ao atentado a faca que sofreu em 2018 durante passeata pela cidade.
Na ocasião, Bolsonaro foi esfaqueado, ficou gravemente ferido e teve que passar por uma série de cirurgias. Episódio que foi lembrado durante o comício ao lado de Engler. Dois dias depois do evento na capital mineira, Bolsonaro ainda participou da manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), convocada pelo pastor Silas Malafaia, pelo impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A associação entre Bolsonaro e Engler impulsionou a campanha a prefeito do deputado estadual mineiro. Segundo a pesquisa Quaest, o candidato do PL saltou de 12% no índice de intenção de votos para 21% entre 28 de agosto e 30 de setembro, tecnicamente empatado com Tramonte, que tem 27% da preferência do eleitorado no cenário estimulado. O prefeito Fuad Noman somou 20%.
No cenário espontâneo, Engler lidera com 17%, seguido por Tramonte e Noman com 12%, o que representa empate técnico entre os três candidatos. Ainda conforme a pesquisa, Engler e Tramonte brigavam pelos votos dos eleitores de Bolsonaro no final de agosto, sendo que o candidato do Republicanos tinha 29% do eleitorado que votou no ex-presidente no segundo turno de 2022, contra 26% de intenções de votos para Engler.
Com a entrada de Bolsonaro na campanha do PL e o apoio das lideranças da direita em Belo Horizonte, o deputado estadual se descolou de Tramonte e passou a ter 44% dos votos dos simpatizantes do ex-presidente na capital mineira. Entre os eleitores de Bolsonaro, Tramonte tem 21% dos votos, de acordo com a pesquisa Quaest publicada pela Rede Globo e G1 na última segunda-feira.
“Acredito que as pessoas que já confiaram ao presidente Bolsonaro o seu voto vão enxergar na nossa uma candidatura alinhada aos seus valores e princípios. A iniciativa dele de indicar pessoas técnicas para os ministérios, nós vamos fazer de maneira semelhante aqui nas secretarias, dentre tantas outras coisas”, disse Engler em entrevista à Gazeta do Povo.
PL Jovem aposta em influência das redes sociais e apoio de Bolsonaro para alavancar candidatos
Com discurso antissistema e conhecido pelo estilo combativo nas redes sociais, André Fernandes, 26 anos, candidato do PL em Fortaleza, surpreendeu os “favoritos” no início da campanha e pode polarizar o segundo turno contra o candidato do PT, Evandro Leitão. O pontapé da campanha eleitoral de Fernandes foi marcado por uma motociata com a presença de Jair Bolsonaro.
A corrida na capital do Ceará é marcada por disputas nas duas pontas do espectro político. À esquerda, os irmãos Ciro e Cid Gomes se tornaram adversários políticos com o ex-candidato à presidência mantendo o apoio ao prefeito José Sarto, correligionário de Ciro no PDT. Já Cid trocou de legenda e foi para o PSB, em uma aliança com o PT. Do outro lado, a disputa pelo voto da direita acontece entre os ex-aliados André Fernandes e Capitão Wagner (União).
Segundo a pesquisa Quaest divulgada no último dia 25, Fernandes lidera as intenções de votos no cenário espontâneo desde 22 de agosto, quando tinha 10% dos votos. Atualmente, o candidato de Bolsonaro tem 18% no cenário em que o eleitor responde a pesquisa sem apresentação dos nomes dos concorrentes à prefeitura. Ou seja, Fernandes é um nome presente na lembrança do eleitor na capital cearense. Em 2022, ele foi o deputado federal mais votado no estado.
O candidato do PL também passou a liderar o levantamento no cenário estimulado. No final de agosto, segundo a Quaest, Capitão Wagner tinha 31% da preferência dos entrevistados, mas caiu para 18% no intervalo de um mês. Os votos da direita migraram para Fernandes que saltou de 14% para 25% no mesmo período e passou a liderar a pesquisa, tecnicamente empatado com Leitão (PT) na margem de erro. O petista tem 23% das intenções de voto.
Assim como no caso do mineiro Bruno Engler, a pesquisa confirma a transferência de voto de Bolsonaro para o “apadrinhado” na capital do Ceará. No primeiro levantamento da Quaest, Wagner e Fernandes dividiram o eleitorado que votou no ex-presidente em 2022 com 39% e 38% do indicador, respectivamente. Após cerca de 30 dias, a nova pesquisa apontou para 54% do eleitorado de Bolsonaro decidido a votar em Fernandes, contra 23% de intenções de votos no Capitão Wagner.
“Hoje, a visão do PL é dar maior possibilidade e condições para os jovens e mulheres serem candidatos. A inserção tem o aval do presidente Valdemar Costa Neto e do presidente Bolsonaro quanto à participação efetiva deles na campanha. Bolsonaro com o poder de voto e Valdemar com o poder da estrutura partidária”, explica José Luiz Velloso, que integra a liderança do PL Jovem no Sul do Brasil.
Questionado sobre o crescimento dos candidatos em Belo Horizonte e Fortaleza, Velloso respondeu que o desempenho não é considerado uma surpresa pelo “protagonismo nas redes sociais” e influência da dupla no eleitorado local.
Em Goiânia, candidato de Bolsonaro disputa com o do governador Ronaldo Caiado
Em Goiânia, o casal Bolsonaro reforçou a campanha do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), 39 anos. Durante a pré-campanha, o ex-presidente fez uma aposta arriscada ao tirar o deputado federal Gustavo Gayer (PL) do pleito na capital goiana pela manutenção do trabalho do parlamentar na fiscalização das liberdades e contra a censura nas redes sociais.
No último dia 24, Bolsonaro participou de comício ao lado de Rodrigues e atacou Sandro Mabel (União Brasil), aliado do governador Ronaldo Caiado (União), que disputa o voto da direita goianiense. Menos de uma semana depois, quem desembarcou na capital foi Michelle Bolsonaro, que promoveu o evento “Mulheres com Fred” na última segunda-feira (30) com participação do candidato com apresentação de propostas para o eleitorado feminino.
- Metodologia das pesquisas citadas:
Belo Horizonte: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 27 e 29 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou menos. Registro no TSE nº MG-09740/2024. - Belo Horizonte: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 15 e 17 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Globo Comunicação e Participações SA/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MG-07539/2024.
- Fortaleza: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 22 e 24 de setembro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela TV Verdes Mares. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-08490//2024.
- Fortaleza: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 19 e 21 de agosto de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela TV Verdes Mares. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-04809/2024.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024