Emília Corrêa (PL) venceu o segundo turno das eleições 2024, neste domingo (27), e foi eleita prefeita de Aracaju (SE) para os próximos quatro anos. Ela superou nas urnas o candidato Luiz Roberto (PDT), que tinha o apoio do atual prefeito Edvaldo Nogueira, do mesmo partido.
Com 100% das urnas apuradas, o resultado em Aracaju indicou a vitória de Emília Corrêa com 57,46% dos votos válidos (165.924 votos), enquanto que Luiz Roberto conseguiu 42,54% dos votos válidos (122.842 votos), conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, foram registrados 4,97% (15.464) de votos nulos e 2,42% (7.537) em branco.
Natural de Lagarto (SE), Emília Corrêa, 62 anos, é advogada, defensora pública aposentada e comunicadora de TV. Na campanha, apresentou-se como a candidata da direita na corrida eleitoral pela prefeitura da capital sergipana. Vereadora, ela preside a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju.
No pleito de 2012, Emília Corrêa ficou como suplente na Câmara Municipal de Aracaju. Quatro anos depois, foi eleita vereadora. Em 2020, obteve a reeleição para vereadora, sendo a segunda mais votada em Aracaju.
Luiz Roberto foi secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do governo estadual de Fábio Mitidieri (PSD), que também fez campanha pelo candidato. Foi servidor do Ministério da Fazenda e também trabalhou na Petrobras, onde se aposentou. Sem mandatos eletivos, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Aracaju.
Deputada disputou com sucessor de prefeito vaga no segundo turno
Emília Corrêa foi a candidata mais votada no primeiro turno na capital. No último dia 6, o resultado das urnas nas eleições de Aracaju indicou 126.365 votos a ela, total que representa 41,62% da preferência do eleitorado. Apoiado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), o candidato Luiz Roberto conquistou então 72.427 votos - 23,86% dos votos válidos, o que garantiu a vaga no segundo turno.
Às vésperas do primeiro turno, a deputada federal Yandra Moura (União Brasil) aparecia empatada tecnicamente com Luiz Roberto e existia a possibilidade do segundo turno entre duas candidatas mulheres. De acordo com a pesquisa Quaest divulgada no último dia 4 de outubro, o candidato do PDT tinha então 17% das intenções de votos, seguido pela deputada do União Brasil com 16%.
Nas urnas, Yandra teve 14,47% da preferência do eleitorado, com 43.932 votos e ficou fora da corrida à prefeitura de Aracaju. Durante discurso após a derrota nas urnas, ela criticou os ataques dos oponentes no pleito e declarou a posição de neutralidade no segundo turno.
- Metodologia da pesquisa citada: 1.000 entrevistados entre os dias 3 e 4 de outubro. A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Sergipe. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SE-01903/2024.
Após o resultado das eleições em Aracaju, os desafios ao futuro gestor municipal
A capital sergipana ficou de fora da lista das 100 melhores cidades do Brasil para se viver, de acordo com ranking produzido da Gazeta do Povo. A cidade com mais de 600 mil habitantes ficou em 184º lugar com a nota geral de 5,98, média da pontuação de dados coletados em diferentes áreas, como educação, segurança pública, economia, infraestrutura, cultura e saúde.
O pior indicador de Aracaju foi na área cultural, com a pontuação de 3,1, a menor entre as capitais do país. O ranking leva em consideração o número de bibliotecas e salas de cinema disponíveis no município.
A nota de para o item expectativa de vida foi 7,5, em empate com Belém (PA) e com pontuação acima de sete capitais do país, todas localizadas nas regiões Norte e Nordeste. Na área da saúde, Aracaju teve nota 6,5.
Em pesquisa realizada pela AtlasIntel em setembro, a maioria dos aracajuanos (59,9%), apontou a saúde pública como o principal problema da capital. No mesmo levantamento, 48% dos entrevistados desaprovavam a gestão do prefeito Nogueira, que teve aprovação de 43% da população.
- Metodologia da pesquisa citada: 1.200 pessoas entrevistadas pelos pesquisadores entre os dias 18 e 23 de setembro de 2024. A pesquisa para a prefeitura de Aracaju foi contratada por Televisão Atalaia LTDA/ TV Atalaia. Confiança: 95%. Margem de erro: três pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº SE-01358/2024.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast