Na semana decisiva para bater o martelo em relação aos escolhidos para vice-prefeito nas candidaturas que concorrerão à prefeitura de Belo Horizonte, o nome para compor com Carlos Viana (Podemos) segue com resistência por parte do cabeça da chapa. Na convenção partidária que ocorreu no último dia 4, o nome do empresário mineiro Fred Aisc (Democracia Cristã) anunciado pelo senador licenciado dias antes, foi barrado na reunião.
Diante do impasse, o Podemos registrou, na segunda-feira (12), o nome de Renata Rosa como vice na chapa de Viana. Porém, o senador já havia anunciado a líder comunitária Kika do Aglomerado da Serra como vice dele.
Nas redes sociais, Viana afirma que Kika é o nome escolhido por ele. O prazo para o registro das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador terminou nesta quinta-feira (15).
PL, PT e Republicanos terão mulheres como vices
Em uma eleição bastante pulverizada com 10 candidatos pleiteando a vaga de prefeito da capital mineira, a deputada federal Duda Salabert e o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) registraram na segunda-feira (12) suas candidaturas. A deputada escolheu o professor Francisco Foureaux (PDT) como vice na convenção da legenda.
Assim como Duda, Foureaux é professor de história com mestrado em administração. Ele e Duda foram colegas de trabalho em colégios de Belo Horizonte. Foureaux deu aula na PUC, na UFV e em escolas de Minas Gerais. Pesquisador nas áreas de educação e de mobilidade, é autor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) da pesquisa “História da mobilidade urbana - 1897 a 2017".
O Republicanos escolheu Luísa Barreto (Novo), ex-secretária de Gestão do governador Romeu Zema, para compor a chapa com Tramonte. Luísa abriu mão de sua candidatura à prefeita pelo Novo e agora terá como missão apaziguar os ânimos, já que o ex-prefeito de BH Alexandre Kalil irá se filiar ao Republicanos e é o maior desafeto do governador Romeu Zema (Novo).
Nascida na capital mineira, Luísa tem 40 anos, é casada e tem dois filhos. Graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental e pós-graduada em Gestão Estratégica, ambos pela Fundação João Pinheiro. Foi servidora pública estadual de carreira da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
O deputado estadual Bruno Engler (PL) repetiu a chapa de 2020, quando concorreu pela primeira vez à prefeitura de Belo Horizonte, tendo como vice a coronel da PM Cláudia Romualdo (PL) - à época, ambos estavam no PRTB. Coronel Cláudia tem 56 anos e é bem conhecida na capital mineira pela atuação em eventos considerados de maior complexidade, como a Copa das Confederações, ocorrida em 2013. Ela foi a primeira mulher à frente do Comando de Policiamento da Capital.
Também foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira (12) a chapa composta pelo deputado federal Rogério Correia (PT). Como vice na chapa foi oficializada Bella Gonçalves (Psol).
A deputada estadual do Psol tem 35 anos, é cientista política e doutora pela UFMG. Ela atua nas lutas pelo direito à cidade e por uma reforma urbana popular e feminista. Foi a primeira vereadora de Belo Horizonte a se assumir publicamente lésbica.
BH tem ex-vice-governador como candidato a vice-prefeito
O candidato a vice-prefeito na chapa de Fuad Noman (PSD) é o repórter esportivo Álvaro Damião (União Brasil), que tem 52 anos de idade. Ele atua como repórter e apresentador da Rádio Itatiaia há 25 anos e está no segundo mandato como vereador pela capital mineira.
Para compor a chapa, o presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo (MDB), escolheu o ex-vice-governador Paulo Brant (PSB) para vice. Aos 72 anos, Brant é economista, professor e engenheiro civil. Foi secretário estadual de Cultura e eleito para o cargo de vice-governador de Minas na primeira gestão de Zema.
O partido Unidade Popular (UP) terá a candidatura de Indira Xavier à prefeitura de Belo Horizonte, com Geraldo Neres de vice. Aos 63 anos, foi candidato a vereador em BH nas eleições de 2020.
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) terá Wanderson Rocha como candidato à prefeitura. A candidata a vice na chapa é a professora Andréa Carla Ferreira, de 53 anos.
O Partido da Causa Operária (PCO) terá Lourdes Francisco como candidata e Marília Domingues de vice. Com 28 anos, ela é uma das coordenadoras nacionais da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). O PCO foi o último partido a registrar no TSE os nomes que concorrerão em Belo Horizonte nas eleições de outubro.