O partido Unidade Popular (UP) anunciou Indira Xavier como pré-candidata à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições 2024. Ela é militante de movimentos sociais e disputará o mais alto cargo da capital mineira pela primeira vez.
Indira Xavier, 39 anos, foi oficializada pré-candidata em evento realizado em 21 de maio, na Ocupação Maria do Arraial, que reuniu mais de 200 pessoas, entre apoiadores, filiados e aliados da sigla.
Natural de Maceió (AL), ela é coordenadora da Casa Tina Martins, a primeira ocupação de mulheres da América Latina, que visa a emancipação das mulheres e o fim da violência. Coordena também o Movimento Olga Benário Brasil, contra a opressão patriarcal-capitalista e na luta pelo socialismo.
Esta será a quarta vez que Indira Xavier disputa um cargo público. Nas eleições de 2006 e de 2010, foi candidata à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, em 2022, ao governo do estado mineiro, mas não teve sucesso nos pleitos.
A prefeitura de Belo Horizonte entrou no radar dos principais partidos do país pela baixa popularidade da gestão do atual mandatário Fuad Noman (PSD-MG), que busca a reeleição.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião