Belo Horizonte (BH) abre oficialmente o calendário das convenções partidárias no primeiro dia permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste sábado (20), com o PSD, partido do atual mandatário municipal Fuad Noman, que concorrerá à reeleição. O evento acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), das 9h às 13h, e terá a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, ex-ministro e atual secretário de Governo em São Paulo, e do presidente do PSD em Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares.
A escolha do nome para vice-prefeito não está definida e, de acordo com Soares, “está ainda em negociações”. Como o PSD na capital mineira tem o apoio de PRD, Solidariedade e União Brasil, o nome para compor a chapa com Noman deve vir de uma dessas siglas.
O Novo, partido do governador mineiro Romeu Zema, também definiu a data de sua reunião partidária para o sábado da próxima semana (27), às 9h, na Associação Médica de Minas Gerais, e terá a ex-secretária de Planejamento e Gestão do governo Zema, Luísa Barreto, como candidata à prefeitura de Belo Horizonte. O possível vice é o ex-secretário-geral adjunto da Secretaria-Geral, Lucas Gonzales. Os dois foram exonerados dos cargos que ocupavam para atender às exigências eleitorais.
Luísa Barreto é a aposta do partido Novo e tem recebido elogios públicos do vice-governador, Professor Mateus Simões, que tem descartado uma possível formação de chapa com o deputado estadual Bruno Engler (PL), que tende a ter o nome confirmado na disputa em convenção marcada para o dia 2 de agosto. A expectativa é de participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na convenção do partido, mas ainda sem confirmação. O nome para vice de Engler depende de negociações entre o PL e o Progressistas (PP) em Minas, do deputado estadual Pinheirinho.
Senador Carlos Viana quer união das candidaturas evangélicas na capital mineira
O Podemos realizará sua convenção no dia 4 de agosto, a partir das 8h, na ALMG, e irá oficializar o nome do senador licenciado Carlos Viana como candidato à prefeitura de BH. O partido confirmou a presença da presidente nacional Renata Abreu no evento. O senador tem revelado a vontade de unir “as candidaturas evangélicas”, se referindo ao ex-deputado estadual João Leite, que é pré-candidato pela federação (PSDB-Cidadania).
Se confirmada, esta será a quarta vez que João Leite concorrerá à prefeitura de Belo Horizonte. O PSDB ainda não confirmou data e local da convenção partidáriana capital mineira.
Mauro Tramonte (Republicanos) terá candidatura confirmada na convenção do dia 3 de agosto, também na Assembleia Legislativa. O apresentador de TV, que está no segundo mandato estadual, tem preferido um estilo low profile na condução da campanha.
O MDB, que terá o vereador e presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, como candidato à prefeitura da capital mineira, divulgou a data de sua convenção para o dia 27. Muito atuante nas redes sociais, o pré-candidato foi multado esta semana pela Justiça Eleitoral por campanha antecipada.
Partidos de esquerda ainda sem datas definidas para as convenções em BH
Os partidos de esquerda ainda não definiram as datas de suas convenções em BH. O PT mineiro - que aposta no nome do deputado federal Rogério Correia - recebeu apoio de Psol, PCdoB e PV. Correia tem propagado a ideia de “unir as candidaturas de esquerda” se referindo à deputada federal Duda Salabert, pré-candidata do PDT à prefeitura de BH, em uma clara sinalização que uma possível desistência fortaleceria a ala da esquerda. Na última quinta-feira (11), a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) retirou a candidatura à prefeitura em apoio a Correia.
As convenções partidárias podem ocorrer até o dia 5 de agosto, quando se encerra o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrarem as candidaturas – já com a chapa completa – junto ao TSE. No dia 16 de agosto começa oficialmente a campanha eleitoral deste ano. As eleições serão dia 6 de outubro, data do primeiro turno, e em 27 de outubro, data do segundo turno, para o caso de necessidade em cidades com mais de 200 mil habitantes.