O candidato à prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PL), mais votado no 1º turno, com 34,39% (434.436 votos), disse neste domingo (6), após o resultado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontar um 2º turno com o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), que "está disposto a conversar com todo mundo que não seja de esquerda" para formar alianças.
Para isso, o deputado estadual afirmou que vai "continuar rodando Belo Horizonte" em busca de aliados nas próximas semanas até o dia 27.
Em sua primeira coletiva com a imprensa, Engler criticou a atual gestão municipal e ressaltou em sua fala que os eleitores mineiros que votarem nele no próximo turno estão em busca de "mudança".
"O recado que queremos passar no 2º turno é a de que Belo Horizonte é uma cidade maravilhosa, mas que está mal cuidada. BH pode entregar um serviço público muito melhor para os cidadãos na próxima gestão", afirmou.
"Eu acho que, naturalmente, as pessoas que estão insatisfeitas com o trabalho do prefeito têm condições de vir caminhar conosco. [...] Não tive oportunidade de conversar com os outros candidatos ainda, mas estamos com portas abertas para todos aqueles que queiram somar com o nosso projeto de mudança para BH", disse o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fuad Noman ainda definirá estratégias para o 2º turno
Já o prefeito Fuad Noman deu entrevista na sede do PSD, na Savassi, acompanhado de dirigentes de outras legendas que não fazem parte do arco oficial de alianças de seu partido, entre eles o PSB, PDT, PT, PCdoB e Rede.
O candidato à reeleição recebeu o resultado do 1º turno com "emoção". "Eu acredito que o resultado é fruto do trabalho que nós viemos fazendo. [...] Estamos trabalhando muito por Belo Horizonte, fizemos muita coisa, estamos fazendo muita coisa e temos muita coisa para fazer, e eu tenho experiência para fazer isso", disse Noman.
O candidato afirmou que ainda se reunirá com a equipe de campanha para definir as estratégias para a disputa com Engler no dia 27.
Com 100% das urnas apuradas pelo TSE, o candidato Bruno Engler (PL) garantiu uma vaga no segundo turno das eleições municipais, com 34,38% (435.853 votos), ao lado do prefeito Fuad Noman (PSD), que aparece em seguida, com 26,54% (336.442 votos).