Depois de ser cogitada como possível vice na chapa do senador licenciado Carlos Viana (Podemos) e do deputado estadual Bruno Engler (PL), a ex-secretária de Planejamento e Gestão do governo Zema Luísa Barreto deve ter seu nome ratificado como candidata na convenção do partido Novo.
Marcada inicialmente para ocorrer neste sábado (27), o partido anunciou na noite de quinta-feira (25) novo dia e local para o evento: 3 de agosto, no auditório da Escola Legislativa da Assembleia mineira. Elogiada publicamente por Romeu Zema (Novo), Luísa Barreto segue firme na disputa e, segundo o presidente do partido em Belo Horizonte, Frederico Papatella, “o nome da Luísa só não foi cogitado para compor chapa da Duda Salabert (PDT) e nem do Rogério Correia (PT)”, ambos pré-candidatos por partidos de esquerda.
Para a reunião do partido em BH, Papatella espera levar um expressivo número de filiados e contar com a presença do vice-governador, Mateus Simões (Novo) e dirigentes nacionais como Evandro Negrão de Lima Junior. A mudança na data, de acordo com o dirigente, é para tentar conciliar as agendas e a participação de Zema na convenção.
“Esse será o nosso pontapé inicial nas eleições municipais deste ano. A convenção partidária é um procedimento formal, mas queremos fazer dele um momento de interação. Ainda não temos o nome do vice e nem posso adiantar nada, ainda vamos deixar em aberto”, diz o presidente municipal do Novo. A convenção certificará a chapa com 42 vereadores que disputarão uma vaga à Câmara de BH. A aposta do Novo é que, em 2024, consiga eleger cinco vereadores.
Apesar da confiança do presidente do diretório em BH em eleger um bom número de vereadores, a ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas não se saiu muito bem nas eleições de 2020, obtendo apenas 1,39% dos votos dos belohorizontinos.
PDT também adia convenção em BH
Em meio a rumores de pressão para desistir da candidatura e apoiar o deputado federal Rogério Correia (PT), a deputada federal Duda Salabert deverá ter seu nome confirmado como candidata à prefeitura de Belo Horizonte no dia 4 de agosto, véspera do prazo limite definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções partidárias.
De acordo com a assessoria da parlamentar, a questão de abrir mão da pré-candidatura “foi totalmente esclarecida nos posts nas redes sociais (publicados pela deputada) e nas últimas entrevistas. A Duda quer conversar é sobre as pautas e programas dela para a cidade”. Em uma das publicações no Instagram, Duda Salabert aparece em uma foto ao lado do presidente Lula (PT) e do presidente Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com a frase: “venceremos a eleição em BH”.
A alteração na data da reunião partidária, ainda segundo a assessoria, aconteceu porque o PDT - que tem o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, como presidente do partido, quer levar mais lideranças nacionais para a convenção.
Convenções do MDB e União Brasil estão confirmadas para este sábado (27)
Neste sábado (27), será a vez do MDB realizar sua convenção partidária, a partir das 9h, na Câmara Municipal de BH, e deverá ratificar o nome do vereador e atual presidente do Legislativo municipal, Gabriel Azevedo, como candidato a prefeito, tendo como vice na chapa o ex-vice governador Paulo Brant (PSB). Azevedo, apesar de ter uma boa aceitação pelos mais jovens pela participação atuante nas redes sociais, só conseguiu, até o momento, o apoio do PSB, partido do vice na chapa.
O União Brasil também fará sua convenção municipal neste sábado, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A sigla pretende indicar o vereador Álvaro Damião, conhecido pela longa carreira em coberturas esportivas no rádio, como vice na chapa do prefeito Fuad Noman (PSD), partido do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
Deixe sua opinião