Depois de ser cogitada como possível vice na chapa do senador licenciado Carlos Viana (Podemos) e do deputado estadual Bruno Engler (PL), a ex-secretária de Planejamento e Gestão do governo Zema Luísa Barreto deve ter seu nome ratificado como candidata na convenção do partido Novo.
Marcada inicialmente para ocorrer neste sábado (27), o partido anunciou na noite de quinta-feira (25) novo dia e local para o evento: 3 de agosto, no auditório da Escola Legislativa da Assembleia mineira. Elogiada publicamente por Romeu Zema (Novo), Luísa Barreto segue firme na disputa e, segundo o presidente do partido em Belo Horizonte, Frederico Papatella, “o nome da Luísa só não foi cogitado para compor chapa da Duda Salabert (PDT) e nem do Rogério Correia (PT)”, ambos pré-candidatos por partidos de esquerda.
Para a reunião do partido em BH, Papatella espera levar um expressivo número de filiados e contar com a presença do vice-governador, Mateus Simões (Novo) e dirigentes nacionais como Evandro Negrão de Lima Junior. A mudança na data, de acordo com o dirigente, é para tentar conciliar as agendas e a participação de Zema na convenção.
“Esse será o nosso pontapé inicial nas eleições municipais deste ano. A convenção partidária é um procedimento formal, mas queremos fazer dele um momento de interação. Ainda não temos o nome do vice e nem posso adiantar nada, ainda vamos deixar em aberto”, diz o presidente municipal do Novo. A convenção certificará a chapa com 42 vereadores que disputarão uma vaga à Câmara de BH. A aposta do Novo é que, em 2024, consiga eleger cinco vereadores.
Apesar da confiança do presidente do diretório em BH em eleger um bom número de vereadores, a ex-secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas não se saiu muito bem nas eleições de 2020, obtendo apenas 1,39% dos votos dos belohorizontinos.
PDT também adia convenção em BH
Em meio a rumores de pressão para desistir da candidatura e apoiar o deputado federal Rogério Correia (PT), a deputada federal Duda Salabert deverá ter seu nome confirmado como candidata à prefeitura de Belo Horizonte no dia 4 de agosto, véspera do prazo limite definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções partidárias.
De acordo com a assessoria da parlamentar, a questão de abrir mão da pré-candidatura “foi totalmente esclarecida nos posts nas redes sociais (publicados pela deputada) e nas últimas entrevistas. A Duda quer conversar é sobre as pautas e programas dela para a cidade”. Em uma das publicações no Instagram, Duda Salabert aparece em uma foto ao lado do presidente Lula (PT) e do presidente Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com a frase: “venceremos a eleição em BH”.
A alteração na data da reunião partidária, ainda segundo a assessoria, aconteceu porque o PDT - que tem o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, como presidente do partido, quer levar mais lideranças nacionais para a convenção.
Convenções do MDB e União Brasil estão confirmadas para este sábado (27)
Neste sábado (27), será a vez do MDB realizar sua convenção partidária, a partir das 9h, na Câmara Municipal de BH, e deverá ratificar o nome do vereador e atual presidente do Legislativo municipal, Gabriel Azevedo, como candidato a prefeito, tendo como vice na chapa o ex-vice governador Paulo Brant (PSB). Azevedo, apesar de ter uma boa aceitação pelos mais jovens pela participação atuante nas redes sociais, só conseguiu, até o momento, o apoio do PSB, partido do vice na chapa.
O União Brasil também fará sua convenção municipal neste sábado, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A sigla pretende indicar o vereador Álvaro Damião, conhecido pela longa carreira em coberturas esportivas no rádio, como vice na chapa do prefeito Fuad Noman (PSD), partido do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.