O candidato de Jair Bolsonaro (PL) em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL), surpreendeu na última semana ao aparecer na liderança de duas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo instituto AtlasIntel. O levantamento mais recente, divulgado nesta segunda-feira, mostra o candidato com 26% das intenções de voto.
Em segundo lugar, há um empate quintuplo entre os candidatos Fuad Noman, do PSD (15,8%); Gabriel Azevedo, do MDB (15,8%); Mauro Tramonte, do Republicanos (15,3%); Duda Salabert, do PDT (12,3%) e Rogério Correia, do PT (11,9%).
Procurado pela reportagem da Gazeta do Povo, Engler evitou comemoração e usou o mesmo discurso do ex-presidente Bolsonaro quando o assunto são as pesquisas eleitorais. “Olha, em relação às pesquisas, como eu sempre digo, a gente recebe com muita cautela. Evidente que, quando a pesquisa aponta a gente em primeiro lugar, ficamos felizes com a notícia, mas com a mesma cautela dos outros institutos. Não é porque essa dá um resultado favorável que a gente vai enxergar de outra maneira", disse o candidato.
Engler enfatizou que, independente de pesquisa, segue com a campanha de forma intensa pela capital mineira. "Rodando Belo Horizonte, falando dos problemas da cidade, das soluções que a gente tem. E a gente tem recebido um feedback muito positivo nas ruas, a aceitação das pessoas, que realmente estão esperançosas com o nosso projeto de mudança para BH. E a gente acredita que no dia 6 de outubro vamos ter um resultado bem bacana”, diz Engler.
Republicanos avalia que AtlasIntel destoa dos demais institutos
O deputado estadual Carlos Henrique Alves (Republicanos), integrante do partido do candidato Mauro Tramonte, avalia que “não dá para confiar” no resultado apresentado pelo levantamento da AtlasIntel. “Não posso menosprezar os institutos de pesquisa, mas essa (pesquisa do dia 23 de setembro) destoa de todas as demais. Não conhecemos a metodologia com a qual ela foi feita, o alcance, então, fica até complicado de opinar”, pondera.
De acordo com o deputado, a AtlasIntel inverteu as posições dos candidatos. “Ela colocou Bruno Engler em primeiro e o Mauro Tramonte no segundo lugar, então, é preciso saber quem encomendou essa pesquisa. Mas isso não irá mudar em nada a campanha do Tramonte, vamos continuar até o final com uma campanha propositiva”, enfatiza Carlos Henrique Alves.
Segundo o Real Time Big Data da última quinta-feira (26), por exemplo, Tramonte aparece na liderança com 27% das inteções de voto à prefeitura de BH. No segundo lugar, há um empate técnico, considerando a margem de erro de três pontos percentuais: Bruno Engler (PL), com 19% e Fuad Noman (PSD), com 17%.
Gabriel Azevedo lembra do desempenho do ex-prefeito Célio de Castro em pesquisas
O empate técnico entre os candidatos à prefeitura de BH foi comemorado pelo candidato e presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), que lembrou das eleições de 1996, quando o ex-prefeito Celio de Castro, então candidato do PSB, aparecia nos últimos lugares em levantamentos das intenções de voto.
“Em 1996, Célio de Castro começou pontuando pouco e depois foi subindo, porque as pessoas perceberam que ele tinha a melhor proposta para a cidade. Se pesquisa ganhasse eleição, em 2018, muito possivelmente, a disputa do 2º turno ficaria entre Anastasia (ex-governador Antônio Anastasia) e Pimentel (ex-governador Fernando Pimentel). Mas está aqui do meu lado um amuleto, o Paulo Brant (seu vice na chapa), que estava lá como candidato a vice-governador (na primeira eleição do governador Romeu Zema) e, na reta final, disparou e virou o candidato favorito no segundo turno, levando a eleição”, observou Azevedo.
O candidato do MDB ainda acrescentou: "Vamos para o segundo turno ganhar essa eleição, porque a Atlas, inclusive, é a pesquisa que mais acertou em 2020 e 2022", disse ele. Procurado pela Gazeta do Povo para comentar a pesquisa divulgada pela AtlasIntel (da semana passada), a assessoria de imprensa do prefeito Fuad Noman (PSD), candidato à reeleição à prefeitura de BH, disse que “o Fuad e a campanha não estão comentando resultados de pesquisas”.
A candidata a vice na chapa do Mauro Tramonte (Republicanos), Luísa Barreto (Novo), também foi procurada pela reportagem da Gazeta do Povo para comentar sobre a pesquisa e não retornou ao pedido até a publicação deste texto. O espaço segue aberto à candidata.
Metodologia das pesquisas citadas:
- AtlasIntel 30/9: foram entrevistados 1.576 eleitores entre os dias 23 e 28 de setembro de 2024. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Nível de confiança: 95%. A pesquisa foi contratada pela AtlasIntel e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo MG-09528/2024.
- AtlasIntel 23/9: foram entrevistados 1.598 eleitores entre os dias 17 e 22 de setembro de 2024. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Nível de confiança: 95%. A pesquisa foi contratada pela AtlasIntel e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo MG-06581/2024.
- Real Time Big Data 26/9: 1.000 entrevistados pelo Real Time Big Data entre os dias 24 e 25 de setembro de 2024. A pesquisa em Belo Horizonte foi contratada pela 3 Poderes Mídia e Comunicação. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº MG – 09356/2024.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana