O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, na noite desta quinta-feira (17), apoio ao candidato Bruno Engler (PL) no segundo turno da disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Ele concorre contra o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), que tenta a reeleição.
Zema e Engler haviam se reunido na quarta-feira (16), mas o candidato - apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro (PL) - disse que a manifestação pública de Zema o pegou de surpresa. "Na quarta-feira (16) eu tomei um café com o governador, na Cidade Administrativa (sede do governo de Minas), e agora há pouco (ontem) ele fez o anúncio durante uma entrevista. Ele até me pegou um pouco de surpresa, pois não esperava que ele falaria hoje. Mas fico muito grato pelo apoio dele, já que, durante nosso encontro, deixei claro que a prefeitura precisa muito do apoio do governo estadual para resolver seus problemas. E que, a partir de janeiro, quando eu for prefeito, vou bater muito na porta dele levando demandas e construindo soluções para BH”, disse Engler.
Zema confirmou o apoio a Engler durante uma visita ao município de Sete Lagoas, na região central do estado. O governador disse que o candidato do PL tem uma "proposta mais semelhante" à dele para a gestão pública na capital mineira.
"Apoio político é algo que você sempre tem de fazer com muito critério para ter um alinhamento, e o meu apoio, que inclusive eu estarei manifestando - nós estivemos ontem juntos - é ao candidato Bruno Engler, que tem uma proposta mais semelhante à minha. O que o Bruno Engler quer para Belo Horizonte é um secretariado técnico. O Bruno Engler é um jovem que tem grande potencial, que pode somar muito para o desenvolvimento de Belo Horizonte", afirmou o governador.
No primeiro turno, Zema apoiou o candidato Mauro Tramonte (Republicanos), que teve a ex-secretária de estado de Gestão de Planejamento, Luísa Barreto (Novo), como vice na chapa. Na ocasião do anúncio da formação de chapa de Tramonte, Zema e o ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido) - que também apoiou Tramonte - dividiram o palco. O candidato do Republicanos terminou o primeiro turno em terceiro lugar na disputa pela prefeitura.
O que o Bruno Engler quer para Belo Horizonte é um secretariado técnico. É um jovem que tem grande potencial, que pode somar muito para o desenvolvimento de BH.
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema
Partidos de esquerda declaram apoio a Fuad Noman
A deputada federal Duda Salabert (PDT) - que ficou em quinto lugar na disputa pela prefeitura de BH - e o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT), Rogério Correia (PT) - que ficou em sexto - anunciaram apoio a Noman. Os partidos Psol e a Rede também declararam apoio ao prefeito.
Tramonte e Gabriel Azevedo (MDB) - que ficou em quarto lugar na preferência do eleitorado - ainda não se manifestaram publicamente sobre apoios no segundo turno de Belo Horizonte.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Eutanásia para pessoas com deficiência e demência, no Canadá há pressa para matar
Deixe sua opinião