Nove indígenas foram eleitos prefeitos em 2024.| Foto: Antonio Augusto/TSE
Ouça este conteúdo

O número de candidatos eleitos que se autodeclararam indígenas no pleito municipal deste ano chegou a 261. Desses, nove indígenas são prefeitos (seis reeleitos), 12 vice-prefeitos e 240 vereadores. Os dados são das estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CARREGANDO :)

Dentre as nove cidades que elegeram prefeitos que se autodeclararam indígenas, sete têm eleitorados compostos majoritariamente por esses povos e seis só tinham candidatos indígenas na disputa. Os municípios são de seis estados. Já os 240 vereadores eleitos estão distribuídos por 23 unidades da federação, e os vices, em sete.

A lista dos prefeitos indígenas eleitos

  • Tony de Campinhos (MDB) - reeleito, de Pariconha (AL)
  • Anastacio Guedes (PT), de Manga (MG)
  • Jair Xakriaba (PT) - reeleito, de São João das Missões (MG)
  • Egmar Curubinha (PT), de São Gabriel da Cachoeira (AM)
  • Ninha (PSD), de Marcação (PB)
  • Elizinho (PSDB) - reeleito, de Carnaubeira da Penha (PE)
  • Cacique Marcos (Republicanos) - reeleito, de Pesqueira (PE)
  • Dr. Raposo (PP) - reeleito, de Normandia (RR)
  • Taxaua Benisio (Rede) - reeleito, de Uiramutã (RR)
Publicidade

Entre essas cidades, está a que tem o maior eleitorado indígena do país: Uiramutã (RR), com 93% dos eleitores autodeclarados pertecentes à etnia.

Número de candidatos autodeclarados indígenas aumentou

O Perfil do Poder - Eleições 2024, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com o coletivo Common Data, mostra que 207.467 (45,64%) dos candidatos nas eleições 2024 se declararam brancos; enquanto 187.903 (41,34%) se autodeclararam pessoas pardas.

Outros 51.782 (11,39%) candidatos se declararam pretos; 2.479 (0,55%) são pessoas indígenas; 1.756 (0,39%) são pessoas amarelas; e 3.141 (0,69%) não informaram cor/raça. Apenas os candidatos indígenas aumentaram nas eleições deste ano: passaram de 2.172 registros, em 2020, para 2.479 registros, em 2024, uma alta de 14,13%.

Indígenas eleitos aumentam em comparação com 2020

A quantidade de indígenas eleitos neste ano equivale a 31,16% a mais do que os eleitos em 2020. Há quatro anos, foram 199 indígenas eleitos, sendo oito prefeitos, 10 vices e 181 vereadores.

Em 2022, ano de eleições gerais, dois candidatos autodeclarados indígenas foram eleitos ao Senado: Wellington Dias (PT), atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do governo Lula; e Hamilton Mourão (Republicanos), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL). Dois deputados estaduais e cinco federais também foram eleitos, entre eles Sonia Guajajara (Psol-SP), atual ministra dos Povos Indígenas.

Publicidade

Kleber Karipuna, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), afirma que o objetivo das candidaturas de indígenas é “fortalecer a participação dos povos indígenas nos espaços institucionais da política”. Ele diz que a “falta de investimentos financeiros em candidaturas indígenas e o baixo engajamento dos partidos” são as principais dificuldades dos candidatos.