A partir desta terça-feira (3), eleitores podem consultar pela internet o local de votação nas eleições de 2024. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores de todas as cidades brasileiras.
Os locais de votação são definidos pela Justiça Eleitoral e têm uma combinação entre zona eleitoral - que é a região geográfica onde cada local de votação está localizado - e seção eleitoral - que é a sala ou espaço onde fica a urna eletrônica e é realizada a votação.
Para descobrir o local de votação, o eleitor pode acessar o site do TSE, na área de autoatendimento eleitoral, clicando em "Título eleitoral" e, logo depois, em "Onde votar". Para realizar a consulta, é necessário preencher alguns dados:
- Número do título de eleitor ou CPF ou nome
- Data de nascimento
- Nome da mãe
Após cadastrar essas informações, eleitor terá acesso ao seu local de votação (com endereço), além da zona e seção eleitoral. A Justiça Eleitoral disponibiliza, ainda, um mapa mostrando onde fica o local de votação de cada eleitor. O acesso pelo site do TSE também permite saber se o eleitor tem biometria cadastrada.
Mais de 150 milhões de eleitores vão às urnas em outubro para escolher prefeitos e vereadores das mais de 5,5 mil cidades brasileiras, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno ocorre em 6 de outubro, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno está marcado para dia 27 de outubro - apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores e nos casos em que nenhum candidato tenha alcançado a maioria absoluta dos votos.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou