Sede da Prefeitura de São Paulo| Foto: Prefeitura de São Paulo
Ouça este conteúdo

Os partidos iniciam neste sábado (20) as convenções que definirão os candidatos a prefeito e vereador que disputarão as eleições municipais em outubro. Na maioria das capitais, as candidaturas já estão acordadas nas maiores legendas, embora apoios e definição de candidatos a vice-prefeito ainda estejam em negociação. Os eventos ocorrem até 5 de agosto, cinco dias antes do prazo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.

CARREGANDO :)

Na maior cidade do país, São Paulo, há três convenções neste fim de semana. O PSOL oficializa neste sábado a candidatura do deputado federal Guilherme Boulos, que terá a ex-prefeita Marta Suplicy, do PT, como candidata a vice – a chapa ainda contará com apoio de PC do B, PV, PDT e PMB. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sete ministros do governo estarão no evento.

O União Brasil também se reuniu neste sábado, mas o partido segue indefinido entre apoiar o deputado federal e pré-candidato Kim Kataguiri e ou a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), embora parte da sigla tenha se aproximado de Pablo Marçal (PRTB). No domingo, Marina Helena oficializa sua candidatura pelo Novo.

Publicidade

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) formaliza neste sábado sua candidatura à reeleição, com apoio do PT. O candidato a vice ainda não está definido: os nomes mais fortes são o deputado federal Pedro Paulo e o deputado estadual Eduardo Cavaliere, do PSD. O principal adversário da chapa, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que será oficializado em convenção na segunda-feira (22). Na capital fluminense, ele aparece empatado nas pesquisas com Tarcísio Motta (PSOL).

Em Belo Horizonte, o atual prefeito, Fuad Noman (PSD) terá a candidatura à reeleição formalizada neste sábado. Nas próximas semanas, outros partidos lançarão seus adversários: Mauro Tramonte (Republicanos), Carlos Viana (Podemos), Rogério (PT), Gabriel Azevedo (MDB), Luisa Barreto (Novo) e Duda Salabert (PDT).

Em Curitiba, o PSB faz convenção neste sábado para lançar o deputado federal Luciano Ducci, que terá apoio do PT. O PL de Bolsonaro deve apoiar o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD), colocando no posto de vice o ex-deputado federal Paulo Martins – a chapa já tem apoio do Podemos e do Novo.

Na maioria das capitais, as convenções começam nos próximos dias. Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) e a deputada federal Maria do Rosário (PT) terão as candidaturas oficializadas em 27 de julho. Ainda não está definido o candidato que será apoiado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) – uma das opções é o ex-prefeito Nelson Marchezan Jr. Em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) terá a candidatura à reeleição formalizada em 25 de julho, com o apoio de 13 partidos. O vice-governador Geraldo Júnior (MDB), seu adversário, fará a convenção em 4 de agosto com apoio de outros nove partidos.

Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas aprovadas nas convenções. No dia 16, começa a campanha, que vai até 5 de outubro, véspera do primeiro turno. O segundo turno ocorre no dia 27 de outubro.

Publicidade