Neto do ex-governador paranaense Paulo Pimentel, o vice-prefeito de Curitiba e ex-secretário estadual das Cidades na administração de Ratinho Junior (PSD), Eduardo Pimentel, será o candidato do PSD nas eleições municipais da capital paranaense em 2024. Ele conta com o apoio do prefeito Rafael Greca e do governador do estado. Ratinho Junior é presidente estadual da sigla e trabalha na articulação de uma frente ampla no apoio ao jovem político de 39 anos.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Nascido em Curitiba (PR) em 1984, Pimentel é formado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios e especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é casado com a Paula Mocellin Slaviero e tem três filhos.
O pré-candidato a prefeito de Curitiba começou a trabalhar com 16 anos na área de serviços gerais do jornal O Estado do Paraná, do Grupo Paulo Pimentel. Atuou no setor de comunicação nas áreas administrativa e comercial da TV Iguaçu, afiliada ao SBT, a atual Rede Massa.
Pimentel entrou para a política em 2010, quando se filiou ao PSDB e foi candidato a deputado estadual. Não foi eleito, mas foi nomeado pelo então governador Beto Richa (PSDB) para a diretoria agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa). Além disso, ocupou o cargo de diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e foi subchefe da Casa Civil do governo do Paraná.
Desde 2017, ele é vice-prefeito de Curitiba. Acumulou o cargo de secretário municipal de Obras até 2018, quando abriu mão do cargo para permitir que o irmão, Daniel Pimentel Slaviero, indicado pelo governador Ratinho Junior, assumisse a presidência da Companhia Paranaense de Energia (Copel), o que era incompatível pelo parentesco conforme a Lei das Estatais.
Entre as realizações como secretário de Obras, Pimentel evidencia o Viaduto Pompeia e a Trincheira da Ceasa, no bairro Tatuquara, além do programa de pavimentação com a recuperação de 537 quilômetros de ruas da capital.
A chapa Greca-Pimentel foi reeleita nas eleições de 2020, quando o vice-prefeito trocou o PSDB de Beto Richa pelo PSD de Ratinho Junior, garantindo o apoio do atual governador a Greca. Além disso, naquela eleição tirou da disputa Ney Leprevost, ex-PSD, que primete ser candidato a prefeito de Curitiba neste ano pelo União Brasil.
Em entrevista à Gazeta do Povo, Pimentel afirmou que se considera um político de centro-direita com diálogo com o setor empresarial, mas não abre mão de liderar uma reestruturação social, caso seja necessário. “Eu sou de centro-direita. Eu não tenho medo de conversar com o mundo empresarial, não tenho medo de concessões e não abro mão que a parte social seja da prefeitura, que é quem tem a obrigação e o dever de cuidar das pessoas que mais necessitam”, declarou em reportagem publicada em outubro de 2023, quando confirmou a pré-candidatura a prefeito de Curitiba.
Pimentel cita o avô e ex-governador do Paraná como inspiração e dono de predicados que gostaria de encontrar no parceiro de chapa. “Me ensinou sobre honestidade, caráter, trabalho e grandes realizações em toda sua carreira política. Certamente, são qualidades que deveriam ser buscadas por todos os gestores. Essa é a minha intenção e tenho certeza que meu vice ou a minha vice, vão precisar honrar esses atributos.”
Banco do PCC movimentou R$ 8 bilhões para financiar políticos e crime organizado
Bolsonaro se lança candidato e põe Michelle na disputa de 2026; assista ao Sem Rodeios
Venezuela acusa Brasil de “ingerência e grosseria” e convoca seu embaixador em Brasília
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
Deixe sua opinião