Com experiência de oito anos como prefeito de Pinhais, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Luizão Goulart disputará a prefeitura da capital paranaense pelo partido Solidariedade, nas eleições de outubro. Ele também foi vereador e deputado federal. Ocupa o cargo de presidente estadual do Solidariedade.
Natural de Jandaia do Sul (PR), Luizão Goulart mudou para Curitiba em 1978, para um tratamento de saúde da mãe. Em 1990, ele se formou em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tornou-se professor no Colégio Semiramis. Após três anos, começou a atuar como diretor do Colégio Vila Amélia (que depois se tornou Colégio Ottília Homero da Silva).
Em 1996, foi eleito para uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Pinhais, onde exerceu o cargo de presidente entre 2001 e 2002. Com pouco mais de 39 mil votos, tornou-se prefeito da mesma cidade no ano de 2008. Quatro anos depois, foi reeleito.
Na sequência, foi eleito deputado federal pelo partido Republicanos. Na Câmara dos Deputados, Luizão Goulart foi vice-líder do Republicanos, membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e suplente nas Comissões de Educação e Desenvolvimento Urbano.
Em 2020, Goulart lançou pré-candidatura à prefeitura de Curitiba, mas o partido Republicanos desistiu de lançá-lo por conta de uma aliança com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Na tentativa de reeleição para deputado federal em 2022, Goulart teve 96.543 votos. Porém, o Solidariedade não atingiu o quociente eleitoral e ele não conseguiu vaga para o novo mandato como parlamentar na Câmara dos Deputados.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
População não vê virtudes do governo, a culpa é da oposição? Assista ao Entrelinhas
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou