A prefeitura de Curitiba (PR) decretou a gratuidade no transporte coletivo no dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais deste ano. O passe livre será válido para todos os usuários do sistema em Curitiba. A ideia é garantir que os eleitores possam se deslocar com facilidade até aos locais de votação na capital paranaense.
O decreto 1.497/2024 que determina o passe livre foi publicado no Diário Oficial do Município de Curitiba no dia 25 de setembro. A medida é válida para todos os passageiros das 242 linhas que operam na cidade e abrange o período do primeiro ao último horário de funcionamento dos ônibus no dia das eleições. Não será necessário apresentar o título de eleitor para acessar o transporte gratuito. A única exceção é a Linha Turismo que continuará com a tarifa de R$ 50,00.
Planejamento especial para o passe livre no dia de votação em Curitiba
De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pela gestão do transporte coletivo, os ônibus vão operar com a tabela de horários dos sábados. No total, serão 503 ônibus em circulação. A operação inicia por volta das 5h da manhã de domingo e segue até próximo às 0h30 do dia 07/10/2024. A medida visa garantir uma oferta compatível com a demanda esperada para a data.
O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília). Caso nenhuma candidatura atinja a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos), os curitibanos deverão retornar às urnas no dia 27 de outubro para o segundo turno. A gratuidade do transporte, entretanto, ainda não foi confirmada para esta data.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara