A deputada federal Rosangela Moro (União Brasil) será a vice na chapa do pré-candidato Ney Leprevost (União Brasil) na disputa pela prefeitura de Curitiba nas eleições de 2024. O anúncio oficial foi feito na tarde desta segunda-feira (29) em um evento com a presença de ambos e do senador Sergio Moro (União), ex-juiz federal e marido da parlamentar. A oficialização agora depende apenas da convenção do partido, que será realizada em 1º de agosto.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A presença de Rosangela Moro na chapa é fruto de uma costura entre o senador, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o presidente do partido no Paraná, o deputado estadual Felipe Francischini (União Brasil). Dessa forma, o partido vai com uma chapa pura para o pleito — a Democracia Cristã faz parte da coligação, mas sem participação direta na montagem da chapa para a prefeitura.
“Há poucos dias, eu recebi um convite do meu partido, o União Brasil, e do pré-candidato Ney Leprevost, para fazer parte de um projeto. São decisões difíceis que temos que tomar e estou aqui confirmando que aceito esse desafio de fazer parte desse projeto na condição de pré-candidata a vice-prefeita da prefeitura de Curitiba”, afirmou Rosangela Moro.
Ela foi eleita deputada federal em 2022 pelo estado de São Paulo, mas em março de 2024 optou por mudar seu domicílio eleitoral para Curitiba. Ela poderia ser candidata ao Senado caso o marido dela fosse cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a cassação foi rejeitada por unanimidade, e abriu-se a possibilidade de concorrer a uma vaga no Executivo.
O anúncio de Rosangela Moro como vice ocorre na semana seguinte à negativa de Leprevost para compor o arco de aliança do atual vice-prefeito e pré-candidato Eduardo Pimentel (PSD). Mesmo com a promessa de cargos, incluindo o de primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), além de secretaria em um eventual governo e até mesmo a vaga de vice, o deputado estadual e o União decidiram seguir com candidatura própria em Curitiba. Enquanto Rosangela será vice de Leprevost, Paulo Martins (PL) será o número 2 na chapa de Pimentel.
“Eu confio muito na Doutora Rosangela e tenho certeza de que ela confia em mim. Ela está vindo para me ajudar a administrar Curitiba e colocar o seu talento como advogada, a sua experiência como mãe e a sua intuição de mulher a serviço da nossa cidade”, disse o pré-candidato a prefeito Ney Leprevost.
No anúncio da entrada de Rosangela Moro na chapa, ambos falaram sobre as prioridades de um eventual governo. A saúde, segundo eles, será um dos pontos mais assistidos, muito em razão do trabalho da deputada como advogada de famílias com parentes com doenças raras.
Além disso, a segurança pública terá atenção especial. Esse ponto, aliás, foi o que fez o senador Sergio Moro participar da campanha, com ideias e propostas para serem acrescentadas ao plano de governo. Uma delas é a revitalização da Guarda Municipal, com investimento em tecnologia e empoderamento dos guardas municipais.
Moro também revelou que o combate à corrupção, sua principal bandeira no Senado, terá espaço em um eventual governo Ney Leprevost-Rosangela Moro, com a criação de uma agência municipal anticorrupção. "Fui convidado a contribuir na formatação desse projeto para construir essa experiência inédita, colocando Curitiba mais uma vez na vanguarda do Brasil", disse.
Deixe sua opinião