O deputado estadual Goura (PDT) foi confirmado nesta quarta-feira (24) como o vice na chapa do pré-candidato Luciano Ducci (PSB) na disputa pela prefeitura de Curitiba, fechando, assim, uma aliança com PT, PV e PCdoB em uma frente de esquerda. A oficialização do ingresso do parlamentar na chapa foi anunciada pelo PDT Nacional.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
“A gente sabe que a extrema direita segue avançando com sua pauta retrógrada. E Curitiba, infelizmente, tem um destaque negativo nessas questões e acabamos sendo uma espécie de vanguarda do atraso. Mas muita gente esquece que Curitiba é também resistência, é luta. E, por isso, essa aliança é necessária, a unidade é necessária. Mas uma unidade que seja pautada no compromisso de políticas públicas, numa perspectiva de cidade, numa visão de cidade”, afirmou Goura em nota à imprensa.
A homologação da candidatura a vice e as candidaturas de vereadores e vereadoras do PDT será feita na convenção da legenda no próximo sábado (27). No dia seguinte, o PSB realiza convenção para confirmar a chapa com Ducci e Goura.
Goura foi o segundo candidato mais votado na eleição de 2020 para a prefeitura da capital paranaense, com 110.977 votos, atrás de Rafael Greca, que foi reeleito no primeiro turno com 499.821 votos, e defendia novamente uma chapa liderada pelo PDT nas eleições de 2024. No entanto, a falta de apoio de outros partidos inviabilizou Goura como nome principal.
A entrada do PDT na Chapa de Ducci faz parte de um arranjo nacional da sigla com oPT, pensando nas eleições nacionais em 2026. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou a estratégia de tentar fortalecer frentes de esquerda, inclusive abrindo mão de candidatura própria e vaga de vice, como foi o caso de Curitiba.
Goura se elegeu como vereador em 2017, mas deixou a Câmara Municipal para entrar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2018, e foi reeleito em 2022, com um pouco mais de 45 mil votos.
Jorge Brand adotou o nome de Goura Nataraj após sua viagem à Índia e aprofundamento nos estudos do yoga, sânscrito e cultura da paz. Natural de Curitiba, ele é atuante do movimento cicloativista da cidade, participando de sua fundação, e chegou a coordenar também a CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu). Ele também é defensor das causas ambientais, direitos humanos, parto humanizado, cultura da paz, acessibilidade, agricultura urbana e valorização dos serviços públicos. Outra bandeira do parlamentar é o uso de cannabis medicinal.
Deixe sua opinião