Apesar de não ser consenso interno e provocar desconforto entre correligionários, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná confirmou em reunião virtual realizada na manhã desta segunda-feira (27) que vai apoiar a candidatura do deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) à prefeitura de Curitiba nas próximas eleições municipais, em outubro.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A decisão foi por 15 votos favoráveis à aliança contra sete que pediam o adiamento da decisão. Para o presidente estadual do PT no Paraná, Arilson Chiorato, essa junção é essencial. “Muito importante esta construção que aglutina PSB, PT, PV, PCdoB, e vamos agora em busca de outros partidos para compor uma frente, um time do presidente Lula para disputar a eleição em Curitiba”, disse.
Além do presidente do PT no Paraná, o encontro virtual contou com a participação do vereador Ângelo Vanhoni, presidente municipal do PT em Curitiba, e de membros da executiva nacional, como as deputadas federais Gleisi Hoffmann e Carol Dartora, o deputado federal Zeca Dirceu e o advogado Felipe Mongruel, conhecido como Magal.
Frente ampla para fortalecer o PT nas capitais
A trajetória do PT no Paraná segue o mesmo caminho em outras capitais e tem como pano de fundo o objetivo de fortalecer o partido nessas cidades estratégicas. Dessa maneira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá cobrar, em retribuição, que os partidos apoiem a candidatura à reeleição em 2026. O PSB de Ducci é o mesmo partido de Geraldo Alckmin, vice-presidente de Lula.
Apesar de uma ala do partido defender que o PT deveria embarcar com candidatura própria em Curitiba e outras cidades brasileiras relevantes, parte do grupo entende que é fundamental caminhar com outras siglas em uma aposta de frente ampla. Essa teria sido, inclusive, uma defesa enfática feita pela presidente nacional, Gleisi Hoffmann.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o partido optou por apoiar a reeleição de Eduardo Paes (PSD), enquanto em São Paulo trabalha na candidatura de Guilherme Boulos (Psol) com a indicação de Marta Suplicy (PT) como vice.
Na capital do Paraná, o PT não deve figurar nem mesmo com um nome a vice. Espera-se que seja o do deputado estadual Goura Nataraj, do PDT. Goura, no entanto, tem trabalhado como pré-candidato a prefeito da capital, mas o PDT articula para que o anúncio ocorra entre o fim de junho e início de julho.
- Dallagnol e Novo declaram apoio a Eduardo Pimentel em Curitiba
- Jornalista e comentarista política, Cristina Graeml é pré-candidata à prefeitura de Curitiba
- Racha no PL e intervenção no PT impactam coligações para eleição à prefeitura de Curitiba
- Herdeiro tucano, Lava Jato e STF: Beto Richa é pré-candidato para voltar à prefeitura de Curitiba
Deixe sua opinião