A pesquisa Quaest para a prefeitura de Curitiba divulgada nesta terça-feira (27) mostrou que 8 em cada 10 eleitores na capital paranaense não votaria em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em contrapartida, 7 a cada 10 eleitores rejeitam o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Candidatos indicados pelo governador paranaense Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) não receberiam o voto de 6 a cada 10 eleitores, diz a pesquisa.
De acordo com o levantamento contratado pela RPC, 82% dos entrevistados afirmaram que não votariam em um candidato à prefeitura de Curitiba que fosse apoiado por Lula. Os dados mostram que 16% dos eleitores votariam em alguém apoiado pelo presidente. Outros 2% não souberam avaliar o impacto do apoio ou não responderam.
Quando o apoio vem de Bolsonaro, 69% dos eleitores disseram ao Quaest que não votariam em um candidato indicado por ele. Para 28% o apoio do ex-presidente poderia influenciar na decisão de voto, enquanto 3% dos eleitores não responderam ou não souberam.
Em relação a Ratinho Junior, 59% dos entrevistados disseram que não votariam em ninguém indicado por ele. O apoio do governador foi considerado positivo na decisão pelo voto para 35% dos eleitores. Entre as pessoas ouvidas em Curitiba, 6% não souberam ou não responderam.
Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense SA (RPC). Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-06447/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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