Curitiba terá dez candidatos a prefeito nas eleições de 2024. E a corrida para a definição dos candidatos a vice-prefeito, em alguns casos, foi digna de novela, com suspense, discórdias e final feliz. Nem as convenções partidárias foram suficientes para revelar os nomes, com anúncio ocorrendo dias depois.
Entre os candidatos a vice-prefeito de Curitiba estão políticos já conhecidos do eleitorado da capital, como o deputado estadual Goura (PDT); a deputada federal Rosangela Moro (União Brasil) e o ex-deputado federal Paulo Martins. Por outro lado, a maioria é estreante na corrida eleitoral. Das dez candidaturas, somente duas contam com candidatas mulheres na vaga de vice.
Veja abaixo quem são os candidatos a vice-prefeito de Curitiba:
Goura (PDT), vice de Luciano Ducci (PSB)
O deputado estadual Goura tentou ser candidato a prefeito, mas o PDT acabou fechando com a chapa de Luciano Ducci. Segundo mais votado na eleição de 2020 para prefeito de Curitiba, Goura está no segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) — ele entrou na política como vereador da capital paranaense em 2017. Ele é atuante do movimento cicloativista da cidade, tendo participado de sua fundação, e chegou a coordenar a CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu). Goura é defensor das causas ambientais e do uso de cannabis para fins medicinais.
Jairo Ferreira Filho (PMB) vice de Cristina Graeml (PMB)
Jairo Ferreira Filho foi confirmado como candidato a vice de Cristina Graeml na convenção do PMB. Ele atua como advogado e consultor empresarial, comandando uma escola de líderes em Curitiba. É a primeira vez que ele concorre a um cargo público.
Leonardo Guedes Martinez (PSTU), vice de Samuel de Mattos (PSTU)
Leonardo Guedes é estreante na política, concorrendo pela primeira vez a um cargo público. Mais conhecido como Leo Martinez, é motorista de aplicativo.
Letícia Faria (Psol), vice de Andrea Caldas (Psol)
A enfermeira e servidora pública estadual Letícia Faria concorrerá pela primeira vez a um cargo público. Ela é militante em defesa da saúde pública e forma com Andrea Caldas a única chapa feminina na disputa pela prefeitura de Curitiba.
Marcelo Henrique Pinto (Mobiliza), vice de Roberto Requião (Mobiliza)
Último a ser anunciado como candidato a vice-prefeito de Curitiba, Marcelo Henrique Pinto é formado em Direito e administrador de empresas. Recentemente atuou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. A indicação dele para vice não foi unanimidade, especialmente do candidato Roberto Requião, que gostaria de outro nome. O partido Mobiliza, porém, manteve Marcelo Henrique Pinto na chapa.
Paulo Costycha (PCO), vice de Felipe Bombardelli (PCO)
O candidato a vice na chapa pura do PCO é carteiro e membro da corrente sindical Ecetista em Luta. Paulo Costycha é ativista das greves dos Correios e militante no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicaçôes Postais, Telegráficas e Similares do Paraná (Sintcom-PR). Ele foi candidato a deputado estadual em 2022, mas não se elegeu.
Paulo Martins (PL), vice de Eduardo Pimentel (PSD)
Jornalista, Paulo Martins atuou por vários anos como comentarista político. Entrou na política em 2014, quando foi candidato a deputado federal pelo PSC, mas ficou na suplência. Com mudanças na configuração da Câmara, tomou posse em 2016. Na eleição seguinte, em 2018, foi eleito deputado federal com 118.754 votos. No último pleito, em 2022, tentou se eleger senador pelo PL, sendo o segundo mais votado ao cargo no Paraná, com 1.697.962 votos — a vaga ficou com o ex-juiz Sergio Moro. A indicação de Martins para vice-prefeito de Curitiba de Eduardo Pimentel foi uma costura liderada pelo governador Ratinho Junior (PSD) com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Rosangela Moro (União Brasil), vice de Ney Leprevost (União Brasil)
Advogada com atuação na área de defesa da saúde de pessoas com deficiências (PCDs) e com doenças raras, Rosangela Moro entrou para a política em 2021, quando foi eleita deputada federal pelo estado de São Paulo. Esposa do ex-juiz e senador Sergio Moro, é considerada um trunfo para a campanha de Ney Leprevost, trazendo não apenas questões da área de saúde, mas também de combate à corrupção. A indicação dela para vice partiu do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda.
Tiago Chico (Solidariedade), vice de Luizão Goulart (Solidariedade)
Engenheiro e empreendedor, Tiago Chico foi diretor tecnológico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação da gestão de Rafael Greca entre 2017 e 2018, atuando na implementação do Vale do Pinhão e do aplicativo Saúde Já. Essa é a primeira vez que ele concorre a um cargo público.
Walter Petruzziello (PP), vice de Maria Victoria (PP)
Nascido na Itália, Walter Petruzziello mora em Curitiba desde 1967. Formado em Ciências Econômicas e em Direito, é especialista em Direito Eleitoral e Comercial e se tornou Cidadão Honorário de Curitiba em 2003. Ele é pai do vereador Pier Petruzziello e tem atuação na comunidade italiana paranaense, sendo eleito ao Comitê de Presidência do Conselho Geral dos Italianos no Exterior, em Roma, e trabalhando como tradutor juramentado.
- Debate em Curitiba tem veto de convidada, duelo na esquerda e discussão sobre saúde e transporte
- Os 10 candidatos a prefeituras de capitais mais ricos do país
- Moro articula apoios a prefeitos para barrar novos “desastres de gestão” do PT
- Graeml vai à Justiça contra exclusão de debate e critica Pimentel: “Candidato do sistema”
- Paulo Martins quer aproximar famílias das escolas e fortalecer valores em Curitiba
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Quebra de sigilo de relatório da PF coloca Bolsonaro à beira do abismo; acompanhe o Sem Rodeios
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE