Presidente da juventude do partido Novo no Paraná e líder da escola de formação política RenovaBR, Guilherme Kilter (Novo) foi o segundo vereador mais votado em Curitiba nas eleições municipais 2024. Ao assumir o cargo, em 2025, terá recém-completado 23 anos e, de acordo com a Câmara Municipal da capital paranaense, será o quarto vereador mais jovem da história na cidade.
Natural de São Paulo, Guilherme Kilter, conhecido como "Gui", mora em Curitiba desde os três anos de idade. Ele contou com o apoio de peças-chave do Novo, como o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, e também do deputado federal Nikolas Ferreira (MG), que é do Partido Liberal (PL), além de membros da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), comunidade cristã em que ele atua há sete anos, como líder de jovens e universitários.
Formado em Relações Internacionais pela UniCuritiba, onde estudou política internacional, nacional e também local, Kilter classificou sua candidatura como a soma de vários fatores: o sentimento de indignação com o cenário político, a vontade de agir para mudar este cenário e o convite recebido de Dallagnol para disputar uma vaga no Legislativo municipal.
“Minha família é muito politizada, participamos das manifestações desde 2014 contra a (ex-presidente) Dilma, em defesa da Lava Jato. O convite para me candidatar partiu do Deltan, que digo que é o meu ‘pai adotivo’ na política. Ele me levou para a casa dele para reuniões. Fiz a mesma escola que ele (RenovaBR). É um grande incentivador”, disse o vereador eleito.
Guilherme Kilter fez campanha baseada na defesa da educação e da liberdade
A atuação de Guilherme Kilter na política se fortaleceu durante o trabalho desenvolvido nos setores de comunicação e marketing do Novo, ao lado de Dallagnol e com o apoio do deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos). “Há mais de um ano eu vinha falando mais de política nas redes sociais. Na prefeitura, fiz gravação contra o uso da linguagem neutra. Mesmo sem mandato já vinha atuando forte”, destacou.
Na campanha, Kilter estabeleceu como guias a defesa da educação sem doutrinação, a liberdade para empreender e a segurança pública. “Pretendo cumprir o que prometi na campanha: defender a família, os conservadores, a direita. A educação é uma área que valorizo muito e quero afastar de Curitiba a ideologia de gênero. Também dar mais liberdade para o empreendedor e melhorar a segurança. Quero honrar os votos. A gente não pode decepcionar o eleitor de direita que analisa muito bem em quem votar”, completou.
Guilherme Kilter será o quarto vereador mais jovem da história de Curitiba
Ao assumir o cargo de vereador em 2025, Guilherme Kilter entrará para a lista dos legisladores mais jovens a garantirem uma cadeira na Câmara de Curitiba. De acordo com o Legislativo municipal, Kilter vai ajudar a reduzir a média de idade dos eleitos de 49 anos na atual legislatura para 45 anos no início dos próximos mandatos.
O vereador mais jovem a tomar posse em Curitiba foi Alexandre Curi. Hoje deputado estadual pelo PSD, Curi tinha 21 anos e 8 meses quando foi empossado na 13ª legislatura, em 2001. Na sequência vêm Maria Olympia Carneiro, que assumiu o cargo com 21 anos e 11 meses em 1947, e Ana Júlia Ribeiro (PT), que tinha 22 anos completos quando assumiu a vaga em julho de 2022.
Depois de Kilter, Ney Leprevost (União), deputado estadual e ex-candidato a prefeito de Curitiba, completa a lista dos cinco vereadores mais jovens da capital paranaense. Leprevost tinha 23 anos e 2 meses quando assumiu seu cargo na 12ª legislatura, em 1997.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Deixe sua opinião