Presidente da juventude do partido Novo no Paraná e líder da escola de formação política RenovaBR, Guilherme Kilter (Novo) foi o segundo vereador mais votado em Curitiba nas eleições municipais 2024. Ao assumir o cargo, em 2025, terá recém-completado 23 anos e, de acordo com a Câmara Municipal da capital paranaense, será o quarto vereador mais jovem da história na cidade.
Natural de São Paulo, Guilherme Kilter, conhecido como "Gui", mora em Curitiba desde os três anos de idade. Ele contou com o apoio de peças-chave do Novo, como o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, e também do deputado federal Nikolas Ferreira (MG), que é do Partido Liberal (PL), além de membros da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), comunidade cristã em que ele atua há sete anos, como líder de jovens e universitários.
Formado em Relações Internacionais pela UniCuritiba, onde estudou política internacional, nacional e também local, Kilter classificou sua candidatura como a soma de vários fatores: o sentimento de indignação com o cenário político, a vontade de agir para mudar este cenário e o convite recebido de Dallagnol para disputar uma vaga no Legislativo municipal.
“Minha família é muito politizada, participamos das manifestações desde 2014 contra a (ex-presidente) Dilma, em defesa da Lava Jato. O convite para me candidatar partiu do Deltan, que digo que é o meu ‘pai adotivo’ na política. Ele me levou para a casa dele para reuniões. Fiz a mesma escola que ele (RenovaBR). É um grande incentivador”, disse o vereador eleito.
Guilherme Kilter fez campanha baseada na defesa da educação e da liberdade
A atuação de Guilherme Kilter na política se fortaleceu durante o trabalho desenvolvido nos setores de comunicação e marketing do Novo, ao lado de Dallagnol e com o apoio do deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos). “Há mais de um ano eu vinha falando mais de política nas redes sociais. Na prefeitura, fiz gravação contra o uso da linguagem neutra. Mesmo sem mandato já vinha atuando forte”, destacou.
Na campanha, Kilter estabeleceu como guias a defesa da educação sem doutrinação, a liberdade para empreender e a segurança pública. “Pretendo cumprir o que prometi na campanha: defender a família, os conservadores, a direita. A educação é uma área que valorizo muito e quero afastar de Curitiba a ideologia de gênero. Também dar mais liberdade para o empreendedor e melhorar a segurança. Quero honrar os votos. A gente não pode decepcionar o eleitor de direita que analisa muito bem em quem votar”, completou.
Guilherme Kilter será o quarto vereador mais jovem da história de Curitiba
Ao assumir o cargo de vereador em 2025, Guilherme Kilter entrará para a lista dos legisladores mais jovens a garantirem uma cadeira na Câmara de Curitiba. De acordo com o Legislativo municipal, Kilter vai ajudar a reduzir a média de idade dos eleitos de 49 anos na atual legislatura para 45 anos no início dos próximos mandatos.
O vereador mais jovem a tomar posse em Curitiba foi Alexandre Curi. Hoje deputado estadual pelo PSD, Curi tinha 21 anos e 8 meses quando foi empossado na 13ª legislatura, em 2001. Na sequência vêm Maria Olympia Carneiro, que assumiu o cargo com 21 anos e 11 meses em 1947, e Ana Júlia Ribeiro (PT), que tinha 22 anos completos quando assumiu a vaga em julho de 2022.
Depois de Kilter, Ney Leprevost (União), deputado estadual e ex-candidato a prefeito de Curitiba, completa a lista dos cinco vereadores mais jovens da capital paranaense. Leprevost tinha 23 anos e 2 meses quando assumiu seu cargo na 12ª legislatura, em 1997.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink