
Uma análise dos dados da Justiça Eleitoral mostra que o prefeito eleito em Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), venceu a candidata Cristina Graeml (PMB) em todos os bairros da capital paranaense. Pimentel só não foi o mais votado em cinco dos quase 420 locais de votação em Curitiba, como mostra um levantamento feito pela Gazeta do Povo.
O bairro Cidade Industrial de Curitiba, com 38 locais de votação, foi onde Pimentel obteve a maior vantagem sobre Cristina Graeml. Somente neste bairro, o então candidato do PSD recebeu quase 55 mil votos, contra pouco mais de 38 mil da adversária, totalizando 16.071 votos a mais para o prefeito eleito. A vantagem pró-Pimentel ficou acima dos 8 mil votos no Sítio Cercado e bateu os mais de 7,6 mil votos no Tatuquara.
Graeml, por sua vez, perdeu em bairros onde a vitória dela tinha sido expressiva no primeiro turno. No Água Verde, por exemplo, a então candidata do PMB havia garantido uma diferença de mais de 3,8 mil votos a seu favor no primeiro turno. Na segunda etapa da votação, Pimentel fez mais de 4,4 mil votos a mais que ela.
Bacacheri, Portão e Centro foram outros bairros onde Graeml havia sido a mais votada no primeiro turno. No segundo turno, porém, ela viu a diferença de votos, que era de cerca de 7 mil a mais do que Pimentel no primeiro turno, desaparecer. Nos três bairros somados, o prefeito eleito somou cerca de 11 mil votos a mais que Graeml.
Alto da XV foi onde a votação foi mais acirrada nos dois turnos entre os bairros de Curitiba
Em nove bairros, a votação no primeiro turno mostrou uma diferença de menos de 50 votos entre os dois candidatos. No São Braz e no Alto da XV, ambos conquistados por Pimentel na primeira etapa da votação, a diferença entre eles não chegou a 10 votos. Então, no segundo turno, as votações mais apertadas ocorreram de novo no Alto da XV e no São Miguel – em ambos os bairros a diferença pró-Pimentel foi de 57 votos.
O São Miguel foi também o bairro com a menor diferença percentual entre os dois concorrentes, 2,09%. Há uma ressalva: o bairro conta com apenas um local de votação, onde foram computados apenas 127 votos entre Cristina Graeml, Eduardo Pimentel, brancos e nulos. A maior diferença percentual foi registrada no Hauer, onde o prefeito eleito teve 19% a mais de votos que a candidata do PMB.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião