O deputado estadual Delegado Jacovós (PL) anunciou, nesta quarta-feira (5), a desistência da corrida eleitoral pela prefeitura de Maringá. Presidente municipal da legenda, Jacovós era pré-candidato do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e poderia replicar, localmente, a aliança com o PSD do governador Ratinho Junior. Com a retirada da pré-candidatura, o deputado declarou apoio ao ex-prefeito Silvio Barros (PP).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Jacovós era cotado para a cabeça da chapa na aliança com o PSD, mas a filiação do vice-prefeito Edson Scabora à sigla de Ratinho Junior, às vesperas do fechamento da janela partidária em abril, mudou o cenário das articulações políticas na terceira maior cidade do Paraná. O objetivo é que Scabora dê continuidade a gestão do atual prefeito Ulisses Maia, também do PSD.
O anúncio foi formalizado em uma nota divulgada por Jacovós em suas redes sociais. No texto, o deputado lembra que o PL possui parcerias com outros partidos, inclusive com o PP. A opção por desistir da candidatura própria, explicou Javocós, partiu de tratativas entre o presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, do deputado licenciado e secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Ricardo Barros (PP), que é irmão de Silvio Barros, e do presidente estadual do PL, deputado federal Fernando Giacobo.
“Esta presidência municipal foi comunicada da decisão nacional, ao mesmo tempo em que recebemos a visita do pré-candidato a prefeito [de Maringá] pelo PP, Silvio Barros, que, mostrando sua conhecida polidez, veio pedir o apoio formal deste até então pré-candidato a prefeito pelo PL”, declarou Jacovós em nota.
PL vai colaborar na elaboração do plano de gestão de Silvio Barros, disse Jacovós
Na nota, o deputado garantiu que o PL terá participação direta na elaboração do Plano Municipal de Governo de Silvio Barros. Uma das áreas tidas como prioritárias por Jacovós é a Segurança Pública, “cuja questão o PL tem especialistas”.
A desistência foi comunicada em uma reunião na qual estiveram presentes a diretoria local do PL e os 40 pré-candidatos a vereadores pela legenda. Segundo Jacovós, houve consenso em ratificar a decisão nacional do partido e o apoio a Silvio Barros.
"Ele optou pelo nosso adversário", diz Edson Scabora
Em entrevista à Gazeta do Povo, Edson Scabora (PSD), atual vice-prefeito e cabeça de chapa na extinta aliança com o PL, lamentou a decisão de Jacovós. “Ele estava conosco e de repente mudou de lado. Faz parte do jogo, cada um joga com as armas que tem. Ele optou pelo nosso adversário, é uma pena”, afirmou.
Scabora disse que sua candidatura segue com o apoio de Ratinho Junior, do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e de outras legendas, como o MDB e o PSD. “Estamos conversando com outros partidos que certamente vão se aliar a nós”, completou.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024