Rede Globo e afiliadas realizarão 99 debates simultâneos no dia 3 de outubro.| Foto: Guilherme Schiavinato/Divulgação TV Globo
Ouça este conteúdo

A TV Globo e suas afiliadas fecharão, nesta quinta-feira (3), a rodada de debates entre os candidatos a prefeito nas eleições municipais 2024. Ao todo, as emissoras realizarão 120 debates nas principais cidades brasileiras – 99 deles só na quinta-feira que antecede o primeiro turno.

CARREGANDO :)

O dia 3 de outubro também marca o fim da exibição das propagandas político-partidárias no rádio e televisão, assim como é a última data permitida para a realização de debates no primeiro turno, de acordo com a Lei Eleitoral.

Os debates são uma parte importante da estratégia eleitoral dos candidatos, pois junto ao horário eleitoral de rádio e TV é um espaço no qual eles podem expor suas ideias e confrontar os adversários. Nesta reta final da campanha, a Gazeta do Povo quer saber a sua opinião sobre o impacto do debate da Globo na decisão de voto dos eleitores. Participe, votando na enquete abaixo:

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Votação no domingo

A votação ao primeiro turno nas eleições municipais 2024 ocorre neste domingo (6), das 8h às 17h (horário de Brasília). Em Curitiba, além dos 10 políticos que disputam a cadeira de prefeito, a Justiça Eleitoral recebeu 752 registros ao cargo de vereador. Para ser eleito, não basta que o candidato a vereador receba o maior número de votos. Como é feita a conta para eleger um vereador o leitor pode conferir aqui.

Dos 5.569 municípios que participarão das eleições municipais 2024, 103 localidades poderão escolher o prefeito em um eventual segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. Isso porque a Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ir a segundo turno, caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.