Os eleitores de 5.516 municípios brasileiros votaram no primeiro turno das eleições 2024 e, em 51 cidades a disputa pelo cargo de prefeito será decidida nas urnas no próximo dia 27 de outubro, data do segundo turno em todo o Brasil. Nas capitais, 11 prefeitos foram eleitos no primeiro turno.
Em 17 das 26 capitais em disputa, candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram eleitos ou estão no segundo turno. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu eleger no primeiro turno ou levar para o segundo turno apenas sete candidatos em capitais. Entre os partidos políticos, o PSD saiu do primeiro turno com o maior número de prefeituras no país: 882. O MDB venceu em 857 cidades, seguido pelo PP, que vai comandar 748 municípios brasileiros. O União Brasil é o quarto colocado no ranking de partidos vitoriosos no primeiro turno com 585 cidades e o PL fecha o top 5 das siglas com mais prefeitos no Brasil com 511 eleitos.
Segundo especialistas, as eleições municipais de 2024 tiveram um perfil diferente em relação aos pleitos anteriores, pois a identidade política do eleitor passou a ter peso frente às discussões de problemas locais. A Gazeta do Povo quer saber: o que o leitor levou em conta na hora de definir o voto ao prefeito que vai gerir a sua cidade entre 2025 e 2028? Participe, votando abaixo na enquete.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024