As pesquisas eleitorais são um termômetro do momento na disputa pelas prefeituras nas eleições de 2024. As sondagens de intenção de voto do eleitor apontam quem está melhor posicionado e os cenários que podem se desenvolver ao longo da campanha até o dia da votação, que neste ano ocorre em 6 de outubro (primeiro turno).
São vários os institutos de pesquisa que têm divulgado levantamentos, tanto nas capitais como em cidades menores Brasil afora. Algumas delas têm mostrado dados surpreendentes, crescimentos repentinos, disputas voto a voto e candidatos praticamente sem adversários. E também escondem alguns aspectos que podem ser decisivos para os resultados nas urnas.
Apesar de ser um retrato do momento, fala-se que as pesquisas têm o poder de influenciar os rumos de uma eleição, levando o eleitor a optar por um determinado candidato de acordo com o desempenho dele nos levantamentos. A Gazeta do Povo quer saber o que você pensa sobre esse assunto e se as pesquisas têm peso no seu voto. Deixe sua opinião na enquete abaixo:
Milei x Lula: G20 promete confronto de visões que testará pragmatismo entre Brasil e Argentina
Efeito Milei: como as maiores empresas argentinas cresceram 130% no último ano
Ministro de Lula endossa xingamento de Janja a Musk: “Estava preso nas nossas gargantas”
A tática do PCC para evitar vazamento de informação no mundo do crime
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024